Correr é uma delícia. No princípio não é fácil, você precisa ganhar condicionamento, praticar bastante e ter o par de tênis e roupas adequadas para isso. Mas, quando você consegue não tem nada melhor.

Que é bom para emagrecer e definir os músculos, principalmente inferiores, todo mundo está careca de saber. Mas correr realmente é uma delícia porque vai muito além disso.

Quer saber alguns benefícios desse exercício físico tão gostoso? Separamos 3 para você:

Criar novos neurônios e manter a saúde mental

Ao contrário da habitual musculação, a prática da corrida pode aumentar consideravelmente a sua inteligência, pois ela aumenta a produção de novos neurônios no cérebro.

Segundo pesquisa realizada na Finlândia, um estudo focal feito com ratos mostrou que o grupo de roedores que praticava corrida apresentou uma multiplicação incrível do número de células cerebrais após o exercício. O mesmo teste foi feito com ratos que praticavam atividades semelhantes à musculação e crossfit e, ao contrário do grupo de roedores que corriam, nestes casos não foi observado aumento significativo no número de neurônios.

Além disso, um estudo publicado pela revista Psychonomic Bulletin & Review aponta que a prática regular da corrida é responsável por manter a mente saudável, sendo importante para preservar a memória. Isso porque a corrida regular aumenta a saúde das artérias que levam sangue e oxigênio para o cérebro.

Essa é uma ótima notícia para quem deseja chegar aos 80 anos com a cabeça de 15, não é mesmo?



Faz bem para o coração, respiração e diminui as cãibras

Você sente o seu coração bater mais forte quando acelera sua velocidade na corrida. Sente também sua respiração ofegar, exigindo mais força de seus pulmões.

Isso porque, seguindo a mesma lógica da saúde mental, a corrida é um excelente remédio para o coração e pulmões. E isso é um consenso entre os especialistas.

Correr faz com que o sangue seja bombeado para o coração e pulmão mais rapidamente, estimulando as artérias cardiovasculares fazendo-as se expandir e ficar mais fortes e resistentes. Esse processo também garante que a pressão arterial se mantenha numa faixa saudável.

E os estudos também apontam que pessoas que praticam corrida regularmente, nem que seja alguns minutos por dia, tem uma vida mais longa e saudável, com menores riscos ou tendência a se manifestar problemas cardíacos.

Esse processo de circulação do sangue em todo o organismo também é responsável pela diminuição das cãibras em todos os membros do corpo.

No entanto, é muito importante respeitar seu ritmo na corrida e ajustar sua respiração de forma que você aproveite ainda mais esse esporte. A respiração errada pode ser um dos motivos daquelas dores na barriga que sentimos ao correr. Leia a matéria completa sobre dores na barriga ao correr para saber outras causas.

Melhora em quadros de ansiedade e depressão

Não é preciso estudos para provar isso. Você termina sua corrida com um senso de realização incrível e seu humor é nitidamente afetado de forma positiva.

Durante corridas, e até mesmo caminhadas, hormônios como a endorfina, responsável pelo sentimento de prazer e bem estar, são liberados no organismo. Então, quem está se sentindo meio pra baixo ou muito ansioso e quer acabar com esse sentimento ou evitar essas péssimas sensações pode colocar o tênis no pé e sair pra rua.

A infelicidade causada por essas doenças são as maiores vilãs da saúde na nossa geração e a solução para acabar com esse problema pode estar a poucos passos de você. Literalmente.

Ressaltamos, contudo, que correr não elimina a necessidade de se buscar um profissional da saúde mental. Existem casos que precisam de tratamento e acompanhamento especializado. Contudo, correr é um excelente aliado na melhora desses quadros clínicos.

Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios da corrida. E você que pratica corrida, já notou às melhorias desse esporte maravilhoso no seu organismo?