A prática do turismo de aventura não só é permitida no Brasil como também muito difundida. A rede globo faz parte de um grupo que promove e incentiva, juntamente com o Ministério do Turismo, o turismo de aventura.

Confira o vídeo abaixo da rede globo sobre descobrir o Brasil:

 

Mas, o que é turismo de aventura?

Segundo o Ministério do Turismo,  “turismo aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.

O turismo de aventura trata da pratica de esportes de aventura na natureza. O órgão ainda caracteriza 26 tipos de atividades que podem ser enquadradas e praticadas como turismo de aventura, seja em terra, água ou ar.

Confira algumas:

  • Arvorismo;
  • Bungee jump;
  • Cachoeirismo;
  • Canionismo (atividades praticadas em cânions – formações rochosas);
  • Caminhada (comum, sem pernoite ou de longo curso);
  • Espeleoturismo (atividades praticadas em caverna);
  • Tirolesa;
  • Balonismo (atividade aérea feita por meio de balão).
  • Trilha

Todos esses esportes de aventura podem ser feitos na natureza, desde que seguidas as recomendações profissionais, e, claro, respeitadas as regras ambientais locais e o bom senso quanto à preservação do meio ambiente.

E por falar em esportes de aventura, Minas Gerais é um dos estados favoritos quando o assunto é turismo de aventura!

 

Descubra Minas Gerais!

Nas palavras da rede globo tem trilhas nas matas, nas montanhas, cachoeiras, nascentes, vales e serras.

Nosso belo estado não se cansa de esbanjar diversidade e uma imensidão de territórios a serem explorados. Com quase 900 municípios, nós mineiros nos orgulhamos de receber gente de todo canto e oferecemos o que há de melhor em turismo de aventura.

Você duvida? Confira estes dados:

  • São mais de 30 municípios com cachoeiras de tirar o fôlego;
  • Mais de 40 serras para travessias, hiking, mountain bike e camping;
  • 8 parques nacionais;
  • Aproximadamente 1000 trilhas para quem ama trail running;
  • E agora a maior rota de peregrinação do Brasil, o Caminho CRER – que liga as cidades históricas de Minas Gerais à Aparecida do Norte em SP.

E Minas Gerais não é chamada de “mares de morros” a toa. Em nosso estado estão 12 dos 35 pontos mais altos do Brasil. Com altitudes de até quase 3 mil metros e temperatura mínima de 0°C, os picos estão estrategicamente posicionados na divisa do estado.

São pontos excepcionais para quem curte uma boa adrenalina, seja para escalar ou pular de paraglider. E toda essa experiência ainda contempla paisagens exuberantes, com fauna e flora belíssimas.

Mas, não só para o alto, em Minas você também encontra aventura até no subterrâneo.

As grutas mineiras, principalmente no distrito de Sete Lagoas, são famosas mundialmente por seu arcabouço arqueológico e histórico e são um desafio incrível para os exploradores. Recebemos anualmente milhares de visitantes em pontos turísticos como a Gruta do Maquiné e Rei do Mato.

Só isso já é motivo suficiente para você se organizar e sair de casa em busca de aventura, mas a gente ainda te dá outras razões.

Minas Gerais tem um povo muito hospitaleiro e oferece o que há de melhor em culinária tradicional, com um cardápio riquíssimo do feijão tropeiro ao pão de queijo.

Além do mais, nos municípios que compõem a região do Circuito do Ouro você faz uma verdadeira viagem no tempo, com dezenas de igrejas barrocas preservadas e ruelas de pedra sabão que vão mudar sua percepção de cidade.

Da Serra da Piedade ao Caraça você encontra tudo do bom e do melhor. Faça turismo de aventura aqui, conheça Minas de verdade e deixe que nossa cultura conquiste você!