Dia dos namorados acabou de passar e nós aproveitamos da melhor maneira possível: Viajando! Tiramos uma semaninha de férias e fomos conhecer mais um pouquinho de Minas Gerais. O destino não poderia ser mais romântico: Monte Verde, conhecida como a Suíça Mineira.

Por que escolhemos Monte Verde? Motivos não faltaram! Esse destino era inédito para nós dois, e conhecido como um dos mais românticos do nosso estado. Além disso, descobrimos que teríamos opções de atividades de aventura. Perfeito para sairmos da zona de conforto em uma segunda lua-de-mel!



Além de ser conhecido pelo romantismo e estilo europeu, o distrito de Camanducaia também nos ganhou pelo clima. Viajamos no final do outono, o que garantiu um friozinho gostoso, mas sem tanto rigor quanto no inverno. Ao longo do dia os termômetros se aproximavam de 20°C e ao cair da noite, chegamos a pegar 6°C.

Para combinar com esse tempinho, nada melhor que uma lareira, um vinhozinho, fondue e chocolate quente. E tivemos tudo isso durante os dias que passamos por lá, dá uma olhada nessas dicas incríveis:

 

Onde se Hospedar em Monte Verde?

 

Opções não faltam por lá, para todos os gostos e bolsos. Segundo o site oficial de Monte Verde, são mais de 200 opções de hospedagem somando mais de 4000 leitos. Optamos a Pousada Cantinho das Estrelas e não poderíamos ter escolhido melhor!

Um pouco mais afastada da rua principal – onde ficam os principais restaurantes e lojas – a Pousada é cercada por verde, tem uma vista linda e o chalé é super aconchegante. Mas o maior diferencial com certeza é o atendimento, que nos faz se sentir em casa e ao mesmo tempo como Estrelas Famosas.


O café da manhã é uma delícia e a Pousada oferece ainda um chá da tarde, para aquecer o corpo e o coração!

Fomos embora já querendo voltar. Esperamos que seja em breve!

 

Onde Comer em Monte Verde?

Já saímos de Belo Horizonte, que fica a 485 km, pensando em experimentar um fondue. Descobrimos que matar essa vontade não seria difícil, pois quase todos os restaurantes possuem essa opção no cardápio.

Você pode escolher algum local que você coma o fondue de sua escolha, pode também escolher pela sequência de fondue (carne, queijo e chocolate) ou ainda optar pelo rodízio e comer à vontade. Ficamos com essa última opção.

Escolhemos o restaurante Garagem Vemaguet, que possui decoração automobilística, porém aconchegante. No dia que fomos, havia música ao vivo de excelente qualidade, mais voltada para o MPB.

Os pratos estavam do nosso agrado, mas o que realmente nos ganhou foi o fondue de chocolate com frutas da época (banana, maçã, uva e morango). Dá água na boca só de lembrar!

Já durante o dia, o chocolate quente era o nosso grande amigo! Provamos o do Montanhês, que é realmente uma delícia e também da Gressoney, fábrica mais antiga de Monte Verde. Esse segundo foi o nosso campeão! Aproveitamos a visita e levamos também alguns chocolates para saborearmos em casa com aquele gostinho de nostalgia.

 

Passeios em Monte Verde

Aproveitar a pousada e a gastronomia de Monte Verde já seria um passeio incrível. Mas ficou ainda melhor!

Fizemos um passeio de UTV em um circuito fechado com a Nossa Viagem que foi surpreendente! Tanto que faremos uma postagem separada para contar detalhadamente essa aventura.

Outra aventura foi uma caminhada que superou as nossas expectativas: subida até à Pedra Redonda. Também faremos um post apenas para contar todas as nossas impressões de lá.

Por fim, fomos até ao Mirante do Aeroporto, de onde é possível avistar a Pedra que subimos e outros picos da região. O aeroporto de Monte Verde é o mais alto do Brasil, com 1.560 metros de altitude. Para quem gosta de fotos, esse muro abaixo fica logo no acesso do aeroporto e vale o click.

Ficamos apenas dois dias por lá, por isso selecionamos esses lugares para conhecer. Mas para quem pretende ficar mais dias, existem outros atrativos:

– Pedra Partida
– Pico do Selado
– Chapéu do Bispo
– Passeios de quadriciclo
– Passeios 4x4 de Land Rover (Assim como para o UTV, indicamos aqui o Nossa Viagem. De confiança e qualidade!)

 

Como Chegar em Monte Verde

Para os mineiros, assim como nós, quer se apaixonar por esse paraíso próximo à Serra da Mantiqueira, deixamos aqui o mapa saindo de BH até Monte Verde.

Siga pela BR 381, Fernão Dias, sentido São Paulo. Ao chegar em Camanducaia entre na saída 918 e siga as placas!