Nota dos autores: Essa viagem foi realizada antes da pandemia pelo Covid-19. Resolvemos esperar um pouco para fazer a postagem, mas acreditamos que muitas pessoas também sonham com essa viagem. Por isso, resolvemos fazer os posts sobre nossos dias na Europa como um incentivo para quem está planejando esse passeio e também como um respiro de esperança de que #vaipassar.
Nossa primeira viagem para Europa!
Esse é o primeiro texto de uma série sobre a nossa viagem para Portugal e Itália. Já vou começar o texto com uma dica muito importante, sobre a programação da sua viagem.
Chegamos em Portugal de manhã bem cedo, após viajarmos a noite toda. Quando fizemos a reserva do hotel, no auge da empolgação e querendo fazer de forma que conseguíssemos aproveitar o máximo de dias possíveis sem onerar muito, fizemos a reserva iniciando no dia em que chegamos.
Como padrão de grande parte dos hotéis, isso quer dizer que o nosso check-in só poderia ser feito às 14 horas. Por mais que estivéssemos animados, ter a comodidade de tomar um banho e trocar de roupa seria realmente muito bom e valeria o valor a mais.
Mas, como só percebemos isso quando estávamos abrindo nossas malas no saguão do hotel para pegar alguns acessórios a mais de frio e sem a opção de um breve descanso, o jeito foi iniciar nossas andanças de imediato.
Ficamos hospedados ao lado do Parque Marques de Pombal. A localização foi excelente, bem próximo ao metrô e ao lado de uma vila de Natal que estava montada no parque.

O que fazer em um dia por Lisboa
Pegamos o metrô e fomos para a Praça do Comércio, lugar que passamos algumas vezes ao longo dos dias. Mas cada passada valia uma pausa para apreciar ao redor.
A praça fica localizada às margens do Rio Tejo. É enorme e possui alguns restaurantes e comércio ao redor. Bem ao centro há uma estátua de Dom José I. Saindo da praça pelo seu centro, há o Arco da Rua Augusta, logo na entrada dessa rua conhecida pelo comércio e mais restaurantes.
Comemos nosso primeiro bolinho de bacalhau e fizemos o primeiro passeio turístico, subindo o elevador de Santa Justa que faz uma ligação entre a baixa Lisboa e o Chiado.

A fila para subir estava bem grandinha e o valor para subir (com a descida inclusa opcional) não é dos mais baratos. Da parte superior há uma vista de parte de Lisboa, considerado por muitos uma das mais bonitas da cidade, mas confesso que não repetiria essa parte do roteiro.
De lá, retornamos para a praça, pegamos um elétrico e fomos até o Castelo de São Jorge. O trajeto já foi uma aventura a parte, utilizando um meio de transporte já em desuso, sentimos como se entrássemos em um túnel do tempo. Saiba mais sobre o elétrico de Lisboa clicando aqui.
E indo mais longe nesse túnel do tempo, ao chegar em nosso destino, essa estrutura tão diferente do que já tínhamos visto, foi um marco para entender que estava vendo de perto uma cultura tão antiga, comparada com o Brasil, e cheia de história. As primeiras fortalezas desse castelo foram construídas no século I A.C. Para quem gosta de vistas panorâmicas é imperdível.

Já no final da tarde, voltamos para a Praça do Comércio a pé, para curtirmos as ruelas, igrejas e atrações pelo caminho.
Ao chegar, fomos comer no Museu da Cerveja para fechar o dia com chave de ouro. É uma opção mais cara, mas vale a pena ir! Restaurante tradicional de Lisboa, possui um ambiente aconchegante, cardápio variado ( optamos pela cerveja artesanal e bolinhos de bacalhau), além de um ótimo atendimento.
Já exaustos, mas felizes e realizados, retornamos de metrô para descansarmos e nos prepararmos para a aventura do dia seguinte: Conhecer a famosa Torre de Belém!
Qual melhor época para ir para Portugal? No frio ou no calor , que acham?
Olá Márcio!
Todas as estações tem os seus encantos em Portugal. Nós pegamos temperaturas mais baixas, achamos uma ótima experiência, já que estamos acostumados com o clima tropical. Mas com certeza o calor também deve ser incrível, principalmente para aproveitar o litoral!
Faça sol , faça chuva, faça frio Portugal sempre vale a pena
Concordamos, Edu!!
Sensacional !!!!! Adoreiiiiii
As vezes os sonhos viram realidade. Desta vez aconteceu. Eu estava lá.
Esperamos que muitos outros sonhos se tornem realidade!
Ai que Lindo!!!!! Quero voltar lá!!!!
Olá Flávia!
Também queremos voltar. Ainda há muito o que conhecer!