Viajar é uma maneira de ampliar sua cultura, conhecer pessoas novas, lugares novos e descansar.
Como você escolhe viajar? Carro, avião e ônibus, não é verdade? Mas você sabe que existem várias maneiras de desbravar o mundo?
Trailer, bicicleta, a pé e até mesmo no tradicional carro. Hoje vamos falar um pouco de como é viajar fora dos métodos tradicionais ou de uma maneira mais independente.
Observação: Vamos tomar como base o continente latino americano.
Trailer/Carro
Com as fronteiras ligadas, é possível sim viajar de carro para outro país. É uma viagem que vai demandar bastante paciência, pois os percursos tendem a ser longos, mas você será recompensado com paisagens extraordinárias.
Nesse caso, você vai precisar estudar bem os locais de paradas como posto de gasolina para abastecer e dormir(mesmo com o trailer). Evite parar o trailer nas margens de rodovias para evitar acidentes.
A diferença vai ser que com o carro, você vai ter que pagar para dormir, ou seja, o planejamento financeiro será outro.
Cuidado com o número de pessoas. Mesmo no trailer, o espaço é limitado. Outro detalhe importante, escolha pessoas que gostem de viajar. Ninguém merece ser perguntado a cada 5 minutos ”Estamos chegando?” ”Falta muito?”.
Com veículos, é necessário guardar espaço para ferramentas. É uma viagem longa, então pode acontecer de um pneu furar e até mesmo do motor pifar ou algum outro problema mecânico.
Para finalizar esse tópico, vale lembrar que o Brasil não tem muita estrutura para trailer, então pesquise rotas mais bem estruturadas para receber esse tipo de veículo. Os demais países, incluindo sul americanos, já possuem uma estrutura melhor.
Cicloturismo
Cicloturismo é uma forma de viajar usando a bicicleta como meio de transporte. Há relatos de pessoas que pedalam continentes inteiros.
Nesse caso, o físico vai ter que estar em dia para aguentar longas viagens. Além disso, o psicológico precisa ser de aço para aguentar horas e horas, talvez dias, de solidão. Existe a opção de você chamar algum amigo que tope fazer esse tipo de viagem com você.
No cicloturismo, é necessário se preparar de inúmeras maneiras como kit de primeiro socorros para você e para a sua bicicleta.
A logística precisa ser muito bem feita, para evitar fome, sede e falta de dinheiro. Você vai precisar estudar locais onde dormir e se alimentar.
Não se esqueça de levar muita água e alguns petiscos para se cuidar no meio do caminho.
O tipo de bicicleta também será um diferencial para o sucesso nesse tipo de viagem. Opte por uma bicicleta confortável e que consiga carregar suas bagagens.
Mochilão
É uma prática bem comum, pois utiliza os métodos convencionais para viagens, mas você tenta ser o mais independente possível.
Você tenta se locomover com caronas, a pé ou com transportes públicos. A logística muitas vezes é deixada de lado, pois é uma viagem que envolve muito improviso, se pegando bastante na Síndrome de Wanderlust.
Para o mochilão, os itens serão limitados e você vai ter que se virar com eles durante toda a viagem, então opte por criar um inventário com itens resistentes e que tenham mais de uma função.
Agora falando um pouco de detalhes gerais, sempre leve dinheiro reserva e cartão de crédito, nunca se sabe quando uma emergência vai acontecer.
A comunicação também é fundamental, é importante estudar os números de emergência de cada país que você vai incluir no seu roteiro.
Como o celular é um item quase que indispensável e realiza diversas funções, converse com sua operadora ou procure operadoras que consigam fornecer sinal durante a viagem.
No mais, basta alinhar a viagem com amigos ou até mesmo sozinho e curtir o passeio.