O governo da Tanzânia, berço do Monte Kilimanjaro, anunciou que vai construir um teleférico que vai ligar a base até o topo do maior monte da África e isso gerou revolta por parte de algumas classes, que serão diretamente afetadas pela construção do teleférico.
Kilimanjaro
Considerado o maior monte da África com 5.895 metros de altitude, o Kilimanjaro possui uma média de 50.000 visitantes por ano.
Kilimanjaro ergueu-se no meio de uma planície, com isso, o visual plano tomado por um gigante de rocha é único. Antigamente, o monte era um vulcão, hoje desativado o topo é coberto de neve.
O Kilimanjaro está na lista Seven Summits, que engloba os maiores montes de cada continente, não os maiores do mundo.
Seven Summits
Ao contrário do que muitos pensam, a lista Seven Summits está os montes mais altos de cada continente, não do mundo.
No entanto, a lista sofre contradições, pois há três versões:
- Everest, Aconcagua, Denali, Kilimanjaro, Elbrus, Kosciusko e Vinson
- Everest, Aconcagua, Denali, Kilimanjaro, Elbrus, Puncak Jaya e Vinson
- Everest, Aconcagua, Denali, Kilimanjaro, Mont Blanc, Kosciuszko e Vinson
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o Kilimanjaro e o fato deles estar na Seven Summits, vamos para a polêmica.
Construção do teleférico e polêmica
A principal fonte de renda da Tanzânia é o turismo ligado aos safáris e ao Kilimanjaro, como citado no início do texto, só o monte recebe cerca de 50.000 visitantes.
Então, para ajudar a fomentar o turismo, as autoridades querem a construção de um teleférico, já que com o transporte, a estimativa é que o número de visitantes anuais dobre, indo para 100.000.
Porém, enquanto o governo está rindo à toa, há um furdunço em algumas comunidades alegando que com o teleférico a essência do monte vai sumir, pois as pessoas vão parar de subir da maneira tradicional.
Além disso, cada subida emprega cerca de 15 pessoas desde guias a cozinheiros, com o teleférico, essas pessoas correm o risco de perderem o emprego.
Mesmo com bastante revolta o teleférico está próximo de ser concretizado, qual a sua opinião a respeito de um transporte ligando a base até o topo? Você subiria o monte Kilimanjaro pela maneira tradicional ou usaria o bondinho para chegar lá em cima ”tirar onda” e descer?