O universo fotográfico tomou conta das viagens, ainda mais agora, que para tirar uma foto de qualidade basta você ter um telefone.
Graças a isso, vemos os principais destinos do mundo cercados por turistas que focam mais em ver se a fotografia ficou boa, do que na beleza de uma Torre Eiffel, por exemplo.
Obviamente que as redes sociais também têm ”sua parcela de culpa” já que ”precisamos” postar que estamos em tal lugar ao invés de aproveitar o máximo possível.
O surgimento das selfies também influenciaram bastante no número de fotos tiradas em um determinado lugar, já que vai mostrar o rosto, precisa estar com uma pose e um sorriso bacana, porém esse surgimento também influencia em um número bem impactante, o número de mortes.
Mortes enquanto tirava selfie
Em 2018, uma pesquisa realizada mostrou que entre os anos de 2011 e 2016, 259 pessoas morreram enquanto estavam tentando tirar uma selfie.
A grande maioria são homens que tentavam tirar uma foto marcante na beira de um abismo como um prédio alto, montanha e até lagos.
Esse número fez com que a artista Stephanie Leigh fizesse um compilado de fotos criticando o ato de tirar selfies.
Segundo ela, além do rosto que aparece na foto, existe uma belo cenário natural, uma estrutura ou até mesmo um acontecimento básico do cotidiano.
O álbum da artista que desenvolve a crítica se chama ”Stefdies” e não mostra o principal de uma selfie, o rosto.
Stefdies
A ideia da artista foi tirar fotos em lugares famosos como a Torre Eiffel, porém ela estaria ”morta” nas fotos com o rosto encoberto.
O projeto busca trazer de volta às raízes da fotografia, onde o momento era eternizado e não simplesmente descartado.
A obra também serve para estimular a imaginação e levanta críticas sobre a mortalidade e a função da fotografia. Confira algumas fotos:
O que a Stephanie quis dizer é que as pessoas estão viajando mais para mostrar para os outros do que para aproveitar a viagem, perdem mais tempo tentando tirar a foto ideal do que curtindo o passeio.
Lembrando que, em momento nenhum foi citado que não se deve tirar foto, apenas que há pessoas que esquecem de aproveitar o passeio para simplesmente tirar a foto ideal.
E você, é do tipo que tira foto a cada passo que você dá ou é daqueles que tenta absorver ao máximo o ambiente, deixando as fotos para um momento oportuno?