Sempre estamos dando dicas de onde ir e onde ficar para sair da zona de conforto e aproveitar uma pouco mais a vida. Desta vez vamos falar de um assunto muito importante: Seguro de Vida para viagens e atividade ao ar livre.
O que é um seguro de vida?
O seguro de vida mais comum é aquele que tem por objetivo preservar o padrão financeiro da família em caso de ausência (morte), doença grave ou acidente. Essa solução assegura que, mesmo em ocasiões de perda, os beneficiários não tenham a renda afetada nem esgotem suas reservas.
Porém, seguro de vida não se limita a isso. Ele pode também resguardar o assegurado em caso de acidentes ou doenças, através do custeio das despesas médicas ou pagamento de um valor pré-determinado.
Existem muitas variações e vale a pena buscar por seguradoras diferentes e pesquisar bastante antes de fazer a contratação do serviço.
Qual a diferença entre seguro de vida e seguro viagem?
Mas já tenho seguro de vida, preciso contratar outro para a viagem? Um faz parte do outro?
Bom, primeiro vamos entender a definição de seguro viagem. Segundo o site SegurosPromo seguro viagem é um serviço que tem como objetivo prestar suporte ao viajante e ajudá-lo a sanar diversos problemas durante sua jornada.
Esses problemas podem envolver questões de saúde, como internações, quanto questões mais específicas que fazerem parte do universo de um viajando, como por exemplo problema com extravio de bagagens.
Ou seja, a escolha pela contratação de um seguro viagem, vai depender de qual o seu objetivo para contratar um seguro e, caso já tenha o de vida, o que ele cobre para além do falecimento. Lembrando que para alguns destinos, principalmente internacionais, o seguro viagem é obrigatório mesmo para quem já possui seguro de vida. Mas, pelo menos o custo é baixo ao compararmos com as demais despesas de uma viagem, e você viaja ainda mais tranquilo.
Seguros para atividades de aventura
Agora, quando vou praticar uma atividade ao ar livre que envolve um maior grau de risco, como tirolesa, rapel, andar de quadriciclo igual já indicamos alguma vezes, como me proteger?
Muitas atividades consideradas radicais não são cobertas por seguros de vidas. Mas existem algumas seguradoras que fazem seguro de vida para atender justamente os apaixonados por adrenalina.
Para quem não está disposto a arcar com um seguro muitas vezes mais caro, para realizar uma atividade que é considerada de aventura, ainda existe outra opção.Normalmente as agências que operam atividades de aventura já possuem seguros individuais para o praticante. Como sempre falamos aqui, é muito importante procurar por empresas que possuam qualificação e experiência quando for praticar esportes e atividades ao ar livre para maior segurança. Mas, mesmo com todos os cuidados, vale a pena procurar saber se a atividade que irá praticar possui algum seguro, conhecer a apólice e como funciona.
“O seguro morreu de velho”, já dizia o ditado. A ideia é nunca precisarmos acionar nenhum tipo de seguro. Mas caso venha a acontecer, é um alívio saber que pode contar com ele.
E você, possui seguro de vida? Costuma utilizar seguro em viagens e atividades ao ar livre? Conta sua experiência para gente!