Para quem ainda não sabe, o Nilton é socorrista e coordenador do resgate em áreas remotas da Nerea. Possui anos de experiência e vários cursos realizados. A Nerea participou de mais um super evento de mountain bike, o Canastra Warriors e eu, Roberta, acompanhei bem de perto o dia de um socorrista.


O Canastra Warriors foi uma experiência incrível. Haviam dois percursos, de 60k e 120k acontecendo simultaneamente. Foram mais de 08 horas de prova ao todo que contou com dois 4x4 preparados para transportar vítimas se necessário e atender possíveis acidentes.

Cada jipe tinha uma dupla de socorristas devidamente treinados e preparados e todo o material necessário para primeiros atendimentos e possíveis remoções, como: prancha, colar cervical, talas, ataduras e vários outros materiais.

Além disso, as duas duplas se comunicavam via rádio para certificarem que estava tudo ocorrendo dentro do planejado e se deslocarem de forma mais ágil e eficaz no caso de um acidente.

Nesse dia eu descobri que o trabalho de um socorrista de áreas remotas começa muito antes do dia da prova. Mapas da região foram passados pelos organizadores do evento e estudados minuciosamente, para que o reconhecimento do local seja feito de forma mais completa e a equipe de resgate se desloque e cubra pontos mais estratégicos.

Após mais um evento finalizado com sucesso, a equipe de resgate pode dormir tranquila e se preparar para o próximo!

Aproveito para comentar que o Canastra Warriors nos surpreendeu muito, a mim e ao Nilton. A organização está de parabéns! As marcações estavam fáceis de identificar, os PCs sempre simpáticos e solícitos com os atletas e o lugar é simplesmente maravilhoso. Ano que vem estamos juntos novamente! Clique aqui e conheça um pouco mais dessa ultramaratona de mountain bike.