Durante uma atividade física, é necessário respirar para recuperar o fôlego e evitar desconforto durante a prática, porém algumas pessoas respiram de maneira errada e isso pode comprometer o desempenho na prática de qualquer esporte.

Segundo os especialistas, pelo fato disso influenciar diretamente no desempenho, a qualidade da respiração pode tirar o pódio de um excelente competidor.

Pensando em auxiliar os atletas que se exercitam com atividades aeróbicos, vamos listar alguns tópicos que vão te ajudar a respirar melhor durante uma atividade física.

Lembrando que não somos especialistas, então se você sofre com algum problema respiratório, procure um médico.

 

Como respirar corretamente?

O post será focado na boca e no nariz, afinal, são os dois meios que o corpo tem para a respiração.

 

Nariz

Resultado de imagem para respirar melhor

Para começar, a principal dica é respirar pelo nariz, pois o órgão é responsável por filtrar o que você vai respirar, eliminando impurezas e evitando que você contraia doenças.

 

Nariz e Boca

Mesmo que o nariz seja o principal e o melhor lugar para a entrada de oxigênio, utilize também a boca para essa função. Nesse caso, quanto mais oxigênio melhor.

A dupla tem que atuar muito bem, principalmente quando a intensidade da atividade estiver no auge.

Mesmo quem sofre com problemas como desvio de septo, não descarte o órgão, mesmo que estiver entrando pouco oxigênio vai entrar alguma coisa, o que é muito importante para aguentar o ritmo da atividade.

 

Ritmo

Resultado de imagem para respirar melhor

Existem diversos ritmos para respirar, o mais comum é o 1×1, onde o atleta inspira e expira. Existem ritmos como o 2×1 e o 2×2.

Durante uma atividade, não foque apenas em um ritmo respiratório, utilize todos, porém não force nenhum, deixe o corpo agir naturalmente.

 

Erro

Alguns atletas, principalmente os amadores, respiram só pelo nariz durante uma atividade. Isso não é correto, pois não vai abastecer o corpo da maneira adequada.

Com isso, o atleta vai ficar cansado e com fadiga mais rapidamente.

 

Então, com essas dicas você já pode melhorar o seu desempenho em competições e até nos treinamentos.