Os esportes que envolvem o contato com o meio ambiente cresceram de maneira significativa nos últimos 10 anos. Isso fez com que a preocupação com a degradação do meio aumentasse.

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Graças a isso, algumas dicas foram criadas para ajudar na preservação do meio ambiente.

Seguindo os mandamentos da ONG Leave No Trace, vamos listar alguns tópicos que ajudam a minimizar os impactos nas florestas causados pela presença humana.

 

Logística

Uma preparação para uma viagem evita que você precise improvisar com alguma coisa presente no meio ambiente, sendo assim evita com que danos ou alterações na fauna e flora sejam feitos.

 

Estude o lugar onde irá montar o acampamento

Opte por regiões que possuam superfícies duráveis como terra, pedra ou grama já marcada.

Evite montar acampamento em um lugar que ainda não foi usado, assim você evita de destruir mais uma área.

 

Maneira correta de andar na floresta

Se você está viajando para um lugar que é frequentemente explorado, provavelmente você encontrará trilha pré definidas, então use-as.

Caso o seu destino seja uma floresta pouco explorada, é bem provável que você não encontre trilhas, por isso deve evitar fila indiana, pois andar em linha reta demarcará uma trilha, andar espalhado não danificará o ambiente a ponto de criar um caminho.

 

Deixe o local como você encontrou

Descarte o lixo corretamente e não danifique o ambiente que vai usar para acampar.

Sempre recolha tudo que usou no local, caso tenha acendido fogueira, lembre-se de manter as chamas controladas para evitar queimadas e não se esqueça de apagar o fogo e espalhar as cinzas.

Ao realizar as necessidades, faça um buraco, com pelo menos 15cm de profundidade e, depois do uso, tampe-o o buraco.

 

Respeite a fauna

Evite contato com os animais selvagens e, em hipótese nenhuma, alimente os animais selvagens.

A comida feita para o humano pode trazer malefícios aos animais selvagens fazendo com que os mesmos fiquem doentes e no pior dos casos morram.

 

Seja cortês

Quando você chega em um lugar, você deseja encontrá-lo limpo, não é verdade? Então sempre que sair de algum local, evite deixar rastros de comida e lixos, pois é quase certo que outros visitantes irão até lá, e assim como você, eles também querem encontrar o lugar em bom estado.

 

É sempre bom mantermos os locais onde visitamos conservados, pois a chance de voltarmos é real e você não vai querer vê-lo destruído, então sempre opte pela conservação do meio ambiente.