Que crianças adoram se movimentar, não é novidade. São uma ‘’pequena grande’’ fonte de energia.

Para canalizarem essa energia em algo produtivo, muitos pais optam por levarem os filhos para praticar esportes e atividades como natação, futebol e dança. Mas a prática de atividade física na infância vai muito além do entretenimento.

 

Qual a importância da atividade física para a criança?

Praticar atividades desde cedo promove o desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso trabalha a socialização.

Uma opção divertida que costuma cativar os pequenos são os esportes de aventura. A aventura, assim como os demais esportes, também é fundamental para o desenvolvimento infantil.

Além dos benefícios para saúde, a prática de esportes de aventura tendem a levar os praticantes para um maior contato com a natureza, o que ajuda a desenvolver a criatividade da criança.

Realizar atividades que trabalham a superação do próprio limite, como no caso da escalada e trilhas, ajuda no desenvolvimento da criança, para que ao longo da sua vida supere obstáculos com mais facilidade, pois desde pequeno está encarando aventuras que a deixa fora da sua zona de conforto.

Encarar o desconhecido também desenvolve a força de vontade para enfrentar uma situação adversa. A criança que pratica esportes possui um raciocínio lógico superior, pensando em soluções de maneira mais rápida.

Alguns pais, ficam com receio de levar os filhos para praticar esportes de aventura, muitas vezes por temerem a segurança da criança. Então fica a pergunta “Crianças podem praticar esporte de aventura?

Sim. Totalmente sim. Claro que, por serem crianças, as aventuras serão menos intensas, mais simples. Tudo isso visando a segurança do pequeno.

 

Pensando na diversão dos pequenos, vamos listar algumas atividades próprias para os baixinhos:


Arvorismo ou Arborismo
 

É um esporte recente que, muitas vezes, envolve contato direto com a natureza. É ideal para as crianças, pois envolve a superação de desafios.

O objetivo da atividade é cruzar uma rota suspensa entre bases em copas de árvores ou em estruturas semelhantes.  A travessia é montada com cabos de aço resistentes, e alguns obstáculos devem ser ultrapassados.

Como em qualquer atividade de altura, as crianças devem usar EPI (equipamento de proteção individual), como capacete e cadeirinha (o cinto que irá prendê-la no cabo de aço). Tudo isso garante a segurança dos baixinhos.

 

Escalada e Tirolesa  

Escalada e tirolesa são ótimos esportes para as crianças e os adultos também podem entrar na brincadeira!

A Tirolesa, por exemplo, é um esporte de aventura que proporciona grande adrenalina e uma sensação incrível de superação.

A escalada, por sua vez, pode ser feita num ambiente mais controlado e tem níveis diferentes de altura, não sendo necessário uma escalada até o topo, portanto qualquer criança pode praticar.

Nos dois casos, é feito um pequeno preparo com as crianças em que são passadas instruções para que os pequenos aproveitem a aventura com toda segurança.

Importante!

Todas essas atividade citadas devem ser realizadas com o acompanhamento de uma equipe de monitores altamente treinada e capaz de resolver qualquer situação.