Minas Gerais é um estado conhecido pela paisagem montanhosa. Repleto de cachoeiras, chapadas e uma grande biodiversidade, com sua natureza exuberante.
E para manter nosso Estado com toda essa beleza conservada existem, entre outras coisas, diversos parques que são na verdade unidades de conservação (UCs).
Isso quer dizer que grande parte das belezas naturais que temos está protegida por lei em áreas preservadas por possuírem características ambientais importantes para a sociedade e para a natureza.
Quer ajudar a defender a natureza? Que tal começar visitando essas unidades de conservação?
Dessa maneira, é possível ver de perto a diversidade da fauna e da flora, conhecer a estratégias utilizadas na conservação dessas áreas, desfrutar da experiência de se ter contato com o ar puro e com todas as belezas e a tranquilidade que esses espaços proporcionam.
Ocupando essas unidades de conservação, as pessoas mostram ao poder público que faz sentido investir no cuidado com esses espaços.
Vamos ajudar falando um pouco sobre seis desses parques. Bora já preparar o roteiro para as férias de final de ano?
PARQUE DO ROLA MOÇA
A área protegida está localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte – incluindo os municípios de Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.
É o terceiro maior parque de área urbana do país com 4 mil hectares, o equivalente a 5.611 campos de futebol.
Esse parque, situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, é o habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará
Outra boa surpresa do Parque do Rola Moça é a possibilidade de ver um lindo pôr do sol. Para isso, há diversos mirantes.
Mas até chegar o final do dia, muita beleza e diversão pode ser encontrada em trilhas e cachoeiras, que possuem uma boa estrutura para receber os visitantes.
Endereço: A entrada do Parque fica na Av. Montreal- no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. O telefone para mais informações é (31) 3581-3523.
PARQUE DO SUMIDOURO
Esse é um dos nossos preferidos. Para quem também curte aventura, o Parque conta com diferentes opções de escaladas e trilhas guiadas. Durante a caminhada, é possível sentir a umidade típica de uma vegetação que mistura Cerrado e Mata Atlântica.
E tem muito mais! Além da natureza e dos esportes radicais, um pedaço importante da história de Minas Gerais está guardado por lá.
Um exemplo é a Casa Fernão Dias, um patrimônio cultural tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) que faz parte do espaço.
Quer mais? O Parque do Sumidouro tem! Lá existem 53 cavernas e 157 sítios arqueológicos.
Na Lapa do Sumidouro, por exemplo, é possível ver de perto as pinturas rupestres, com registros feitos por quem vivia em harmonia com a natureza selvagem há milhares de anos atrás.
Portaria Museu Peter Lund / Gruta da Lapinha: (31) 3689 8592 / (31) 3689 8585 / (31) 3689 8575 / (31) 3689 8037
Endereço: Rodovia AMG 0115, estrada Campinho-Lapinha, Km 6. Lagoa Santa / MG
PARQUE DO ITACOLOMI
Piscinas naturais, quedas d’água, e muita diversidade de animais. Essa unidade de conservação é mais uma daquelas que tem a natureza como maior triunfo, mas também tem muita história.
Quem sobe até o pico, uma caminhada de pouco menos de duas horas a 1700 metros de altitude, pode ver lá de cima um amplo horizonte. Alcançando as cidades de Ouro Preto, Mariana, a represa de Lavras Novas e até uma parte da Serra do Caraça. As trilhas são autoguiadas, com sinalizações durante todo o caminho.
Quem visita o Parque também pode conhecer o Museu do Chá, situado na antiga Fazenda José do Manso, lugar conhecido por ser polo produtor de chá na primeira metade do século XX.
O Parque também abriga o complexo de cachoeiras da Serrinha com lindo cenário, quedas d’água e piscinas naturais onde o visitante poderá se banhar e contemplar a paisagem.
Endereço: O Parque está localizado na BR-356, Km 98 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000. Para mais informações é só ligar (31) 3551-6193
PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA
Não é à toa que o Parque Estadual de Ibitipoca é um dos mais visitados de Minas Gerais. São 1.500 hectares de área protegida, o mesmo que 2.100 campos de futebol.
Para garantir a proteção da área, mantendo sua tranquilidade, por dia, somente é permitida a entrada de no máximo 600 pessoas.
Para receber tanta gente que vem de longe, o espaço se modernizou, contando com centro de informações, restaurante e camping. São três as opções de circuito para quem quer fazer as trilhas, todas devidamente sinalizadas para quem quiser ir por conta própria.
Existem alternativas de caminhadas mais pesadas e até trilhas que contam com passagem por águas bem calmas, ideais para quem vai com crianças.
Um dos pontos altos do Parque é a famosa Janela do Céu, localizada acima de uma cachoeira de 20 metros, onde correm águas douradas vindas do Rio Vermelho.
Existem também diversas grutas no Parque, como a Gruta dos Fugitivos, que recebeu esse nome por ser o lugar de refúgio de negros escravizados.
Já a Gruta dos Três Arcos tem 30 metros de extensão, espaço onde se pode caminhar com a ajuda das luzes que entram pelas fendas.
Endereço: Para chegar, você precisa ir até a Vila de Conceição do Ibitipoca, que fica a três quilômetros da portaria do Parque. Se precisar de mais informações, ligue (32) 3281 1101
PARQUE DO RIO PRETO
A região atrai turistas pela fauna e pela flora conservadas e por guardar tesouros históricos, como pinturas rupestres e paredões de quartzo em uma área protegia de 12.184 hectares.
Localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, o parque está a aproximadamente 70 quilômetros de Diamantina.
A unidade de conservação está inserida no complexo da Serra do Espinhaço e foi o primeiro a receber o marco de referência da Estrada Real – que vai de Parati a Diamantina.
Os recursos hídricos privilegiados favorecem a formação de cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras, sumidouros, cânions e praias fluviais com areias brancas – todas abertas à visitação.
Entre os atrativos turísticos, destacam-se as cachoeiras do Crioulo e da Sempre Viva, as pinturas rupestres e os mirantes naturais, que permitem aos visitantes observar toda a área da unidade e do entorno.
O parque oferece 12 alojamentos, simples, mas confortáveis, para até 52 pessoas. Há também área de camping para 30 barracas. De quinta-feira a domingo, o restaurante serve comidas mineiras.
Endereço: Para chegar é preciso ir a São Gonçalo do Rio Preto e, de lá, seguir 14 quilômetros até a portaria do Parque. A estrada é de terra batida e bem sinalizada. Para mais informações, ligue (38) 99765621.
PARQUE DO RIO DOCE
O Parque fica na região do Vale do Aço e em seus 35.970 hectares de área preservada está a maior floresta tropical de Minas Gerais.
O lugar também é conhecido pela quantidade de água que guarda. São 42 lagos naturais, sendo que um deles é considerado um dos maiores e mais profundo do Brasil, chegando a 39 metros de profundidade.
Existem alojamentos e campings disponíveis dentro do Parque para quem quer ficar imerso nessa área verde cheia de surpresas.
Endereço: MG 760, Santa Rita de Marliéria. Para mais informações, ligue (31) 3824-6146.
Ibitipoca fica no município de Lima Duarte, perto de Juiz de Fora.
Isso mesmo, Tarcísio! Obrigada por completar a informação 😉
Reportagem falha demais, não coloca rotas dos Parques, se cobra ingresso para visitar, se terceira idade tem facilidades, se pode fazer reserva pela Internet, qual o site dos parques e muito mais informações. Para fazer uma reportagem desta faça com mais detalhes.
Olá Delmo!
A intenção da matéria é justamente aguçar a curiosidade e mostrar que existem inúmeras belezas em Minas.
Assim cada um pode escolher a que mais gostou para ver mais detalhes, por isso deixamos endereço, nome e telefone dos que conseguimos.
Abraço!
É uma pena que não tenham incluído o Parque do Peruaçu, próximo a Januária.
Oi Gilson! Realmente Minas Gerais é privilegiada e faltaram vários lugares incríveis. Mas ainda falaremos do Parque do Peruaçu! Acompanha a gente 😉
Bom dia. Quando visitei o rola moça e o itacolomi, disseram em seus centros de visitantes que as cachoeiras não podiam ser visitadas. Isso mudou? Agora é possível?
locais maravilhosos porém, faltou o Parque Nacional do Caparaó.
Olá Oscar! Realmente Minas Gerais é privilegiada e faltaram vários lugares incríveis. Caparaó ainda vai aparecer por aqui!!
Quantas maravilhas!!!
Que boa divulgação. Desconhecia a maioria dos parques citados.
Que bom que gostou, Cristina! São muitas maravilhas mesmo!
Ô Parque do Ibitipoca é maravilhoso, pois é que conheço. Pretendo visitar os outros em breve.Fora Pandemia.
É realmente maravilhoso, Reginaldo. Também não vemos a hora de passar a pandemia para voltarmos a visitar nossos Parques em Minas Gerais!