Parque Nacional de Ilha Grande, localizado entre os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul e administrado pelo ICMBio, está prestes a receber uma nova trilha, que vai ter como objetivo atrair mais caminhantes, observadores de aves e cicloturistas.



 

Trilha da Ilha Grande

A nova trilha da unidade de conservação terá 17 quilômetros e será a mairo do Parque Nacional de Ilha Grande.

Essa trilha vai passar pela antiga estrada da balsa, travessia que ligava o rio Paraná do estado de Mato Grosso do Sul ao estado do Paraná.

O trajeto está sendo construído pelo ICMBio, Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná, Áres de influência e a Prefeitura de Alto Paraíso. Segundo Erick Xavier, chefe do Parque Nacional, o plano para o trajeto é que ele faça parte das trilhas de longo curso do ICMBio, que é projeto que tem o intuito de ligar diversas unidades de conservação através de trilhas.

 

Abertura da Trilha da Ilha Grande

Para montar a trilha é necessário realizar o caminho com a equipe responsável pela criação do projeto.

Durante esse processo, há a identificação das espécies que podem ser encontradas, com isso é possível realizar um maior controle ambiental em cima dos possíveis impactos que a trilha pode oferecer para o meio ambiente.

 

Agora que já sabemos mais sobre a trilha da Ilha Grande, vamos conhecer o parque nacional onde ela vai estar localizada.

 

Parque Nacional de Ilha Grande

Essa unidade de conservação que engloba o rio Paraná foi criada em 1997 e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio).

O Parque Nacional de Ilha Grande possui 78,875 hectares de área e a importância da conservação desse parque é a manutenção de sítios arqueológicos habitadas por índios de dois grupos étnicos, os Guaranis e Xetás.

A fauna e a flora dessa região são peculiares, já que apresentam espécies que só são encontradas lá. A flora possui uma variação de cerrado e floresta estacional, lembrando que há possibilidade de encontrar características do pantanal.

Os destaques da fauna vão para a onça pintada, jacaré do papo amarelo e tamanduá bandeira, porém há outras diversas espécies endêmicas e que sofrem risco de extinção, por isso a importância do controle realizado durante a abertura da trilha.

 

O que acharam da novidade? Quem aí já foi no Parque Nacional de Ilha Grande?

Leia também: