Recentemente realizamos um texto falando sobre como as selfies podem ser letais se os turistas focarem mais nela do que na viagem propriamente dita, inclusive no texto, mostramos uma artista que fez uma crítica a esses turistas.
Para mostrar ainda mais o impacto que uma foto faz em uma viagem, o site Hoteis.com realizou uma pesquisa com os viajantes que usam o serviço prestado por eles e constataram que 41,4% focam em procurar ideias de fotos no Instagram antes de um roteiro.
Até no local da viagem, a porcentagem de pessoas que focam nas fotos também são grandes: 55% colocam o celular em um lugar e ativam o timer, 45% pedem para um estranho para tirar a foto e 34% passam horas editando fotos no quarto do hotel.
Outra porcentagem que chama atenção é que 36% das pessoas presentes na pesquisa, acordariam de madrugada para tirar uma foto sem multidão ou contratariam um fotógrafo profissional para realizar o ensaio.
Para fazer inveja ou curtição?
As redes sociais passam uma sensação utópica para as pessoas já que durante o trabalho podemos postar uma foto tirada em Paris. Isso causa uma sensação de inveja nas pessoas ”pô, eu queria estar ali”.
E a pesquisa realizada pelo site confirmou que 90% do público entrevistado por eles curtem as fotos que os deixam com inveja, ou seja, vale o questionamento, está tirando a foto para aproveitar o passeio e guardar de recordação ou para postar e fazer inveja nos outros?
Por quê esse questionamento? A pesquisa mostra que fotos de comida ocupam 49% do feed e fotos de pernas na piscina ou na praia ocupam 39% do feed, levantando aquela desejo de ”queria comer aquilo” ”queria estar naquela piscina”, porque um prato de comida ou simplesmente pernas não são fotos interessantes de se ver, a menos que você esteja em um restaurante em Paris ou em uma praia em Aruba. Sacaram onde queremos chegar?
Muitas vezes as pessoas deixam de aproveitar o lugar, a essência de ver uma Torre Eiffel de perto para simplesmente tirar uma foto perfeita do lado do monumento e causar inveja nos seus seguidores.
A era das fotografias
Antigamente, para tirar uma foto era necessário toda uma preparação, ou seja, o momento perfeito para o clique perfeito, não podia errar já que se acontecesse alguma coisa, a chance de tirar outra foto igual seria quase que zero, até para ver como a foto ficou era difícil, precisava revelar e não era possível ver na hroa.
Com a evolução e a facilidade de tirar uma foto, os cliques ficaram quase que obrigatórios, mesmo que o lugar que você esteja indo não tenta importância, se a foto ficar feia, ela é simplesmente descartada. Simples assim!
Em 2012, uma pesquisa mostrou que em 2 minutos tiramos mais fotos que todo o período do século 19, imagina agora, 2019, quantas milhares de fotos não tiramos a mais?
* não vamos nos aprofundar aqui pois os números já estão bastante desatualizados
Lembrando que não queremos que vocês parem de tirar fotos, apenas que aproveitem mais o passeio e deixa a foto para um momento especial, já que o intuito da foto é esse, eternizar um momento.
* a pesquisa foi realizada com 500 viajantes brasileiros, sendo 309 mulheres e 191 homens.
Créditos: Hoteis.com