Nada melhor que uma boa cerveja para comemorar, para compartilhar bons momentos! Melhor ainda se ela tiver aquele sabor especial, se for feita em menores quantidades e com muito mais carinho. Se você concorda com a gente, fica ligado nessa preciosidade de Ouro Preto, Minas Gerais, que descobrimos.

Em nossa viagem por Lavras Novas – MG, fomos apresentados à cerveja artesanal Ouropreta. E olha, ela nos conquistou rapidinho. A Ouropretana surgiu em 2011, entrando nessa linha de produtos artesanais, que segundo a marca, “são resultado de um comprometimento com a qualidade da cerveja, independente de tempo e de custos com matéria-prima, o que confere muito mais sabor e originalidade a cada uma das cervejas Ouropretanas”.


A Ouropretana oferece seis sabores (todos incríveis!) ao consumidor:  Pilsen, Pale Ale, Trigo, Amburana Brown Porter, Ginger IPA e Café Lager, em nenhum deles há adição de produtos químicos. Perfeito, né?

Então, para todo apreciador de uma boa cerveja artesanal, fica a nossa sincera recomendação. Como falamos em postagem anterior, encontramos em Belo Horizonte a Pale Ale e a de Trigo à venda no Supernosso.

Para quem já está com vontade, não irá se arrepender. Mas, sugerimos uma visita à fábrica em Ouro Preto ou ao distrito de Lavras Novas, onde você encontrará em estabelecimentos selecionados. Além de uma ótima motivação para uma viagem pela Estrada Real, você encontrará com facilidade as 06 opções de sabores disponível.

Confira cada sabor detalhadamente:

 

  • Pilsen

A cerveja possui um leve aroma de malte, coloração dourada padrão com espuma e o sabor tem um equilibrio de doçura com amargor.

Ela pode ser consumida com todos os tipos de petiscos. A temperatura ideal para o consumo é entre 2°C e 4°C.

 

  • Pale Ale

Possui um aroma herbal forte, coloração âmbar, límpida e brilhante, e possui um gosto amargo, mas tem um equilibrio com a doçura graças a adição do açúcar mascavo.

É a cerveja ideal para ser consumida enquanto degusta porção de queijos e carne vermelha. A temperatura ideal para o consumo é entre 4° C e 6° C.

 

  • Trigo

Possui um aroma de banana e cravo, a coloração é um dourado turvo, normal para essa cerveja pois ela não passa pelo processo de filtragem, por isso ainda contém fermento.

O sabor da banana e do cravo são nítidos. A Trigo não possui tanto amargor.

Acompanham alguns pratos mais picantes, porém o ideal é consumi-la com pratos mais leves. A temperatura ideal para o consumo é entre 4° C e 6° C.

 

  • Amburana Brown Porter

Durante a maturação, a cerveja fica armazenada por 10 dias em um barril de amburana, possui cor amarronzada e é possível sentir gosto pequeno de chocolate e café, que vêm dos maltes tostados.

Com o amargor baixo, a cerveja é fácil de beber e harmoniza com sobremesas à base de café e chocolate, porção de carne vermelha e queijos. A temperatura ideal para o consumo é entre 5° C e 7° C.

 

  • Ginger IPA

Cerveja cremosa, coloração âmbar claro, possui leve picância e frescor devido a adição de gengibre. A coloração é um pouco turva, pois ela também não passa por filtragem para manter as características do dry hoping.

É ideal para beber enquanto come pratos com um teor de gordura maior. A temperatura ideal para o consumo é entre 4° C e 6° C.

 

  • Café Lager

Cerveja que possui amargor e sutis notas de café. Bebida leve e refrescante com um aroma marcante de café. Tem uma coloração dourada.

A Café Lager é a cerveja ideal para se consumir com porção de carne vermelha, queijos e algum doce que é derivado do café. A temperatura ideal para o consumo é entre 4° C e 6° C.