Contamos tudo que fizemos em nosso primeira viagem à Campos do Jordão. Confesso que foi dessas viagens que acontecem exatamente como planejamos: Estava com o tempo firme e ensolarado porém com queda na temperatura ao anoitecer.

Foi perfeito fazer todos os passeios à céu aberto que havíamos planejado, como ir ao Teleférico e conhecer o Pico do Itapeva. Ao anoitecer o frio dava um clima especial para um foundue e também para curtir a pousada que era uma delícia.

Mas, como nem tudo são flores sempre, dessa vez não teve nada disso. Voltamos à Campos do Jordão à trabalha. Fizemos o Resgate em Áreas Remotas da primeiro evento Rock Mountain Games! O evento ocorreu no sábado e domingo com provas de mountain bike, ciclismo em estrada, trail run e muito mais.



Até sexta-feira o tempo estava firme. Mas, justamente no final de semana a chuva tomou conta da pequena cidade de São Paulo. Foram dois dias quase completamente embaixo d’água, com temperaturas que chegaram a 4° graus e muita neblina.

Em nosso caso, o trabalho seguiu (quase) normalmente. Faça chuva ou faça sol a equipe Nerea está sempre pronta para atuar. Mas, vendo o teleférico parado e muitas vezes nem conseguindo vê-lo devido as névoas, fiquei me perguntando: Afinal, o que fazer em Campos do Jordão quando chove?

Infelizmente, a maioria das atrações não funcionam com esse clima. Mas pensando um pouco no assunto e pesquisando mais um pouco, descobrimos que é possível sim aproveitar Campos do Jordão mesmo com frio, neblina e chuva. Vamos dar algumas dicas do que encontramos.

Leia também:
Campos do Jordão: O que fazer, onde comer e onde se hospedar

1 – Restaurantes em Capivari

Foto: Junho de 2019 – Sombrinhas temporárias

Esse tópico não tem erro. Mesmo com chuva os restaurantes funcionam e são ótimas opções se proteger da chuva e aproveitar um pouquinho do clima europeu.

Ainda na Vila existem galerias e shopping que podem ser visitados. Quando fomos, aproveitamos para comprar alguns chocolates e licores na loja Chocolate cacau de Campos. São deliciosos e valem muito a pena. E claro, aproveite para tomar um chocolate quente que não irá se arrepender.

 

2 – Chocolate Araucária

Ainda pensando em gordices, outra opção para passar o tempo de um jeito literalmente delicioso é fazendo um tour na fábrica de Chocolate Araucária. Dá para aprender um pouco sobre o processo de como é feito os chocolates e ver parte da produção! Não tivemos a oportunidade de ir até o local, mas confesso que só de ver as fotos nos deu água na boca.

 

3 – Palácio da Boa Vista

Esse palácio pertence ao Governo do Estado de São Paulo e vale a visita em dias de sol e de chuva. Lá você verá de perto milhares de peças históricas e conhecerá um pouquinho do recanto de descanso do governador.

Para não perder o custo, vamos voltar às comidas! Rs. No palácio tem uma cafeteria que é muito visitada em dias de céu azul por ter uma vista belíssima, mas nada impede que aproveitar a visita para fazer uma boquinha em um lugar gostoso.

 

4 – Tour Baden Baden

Está com a viagem programada para Campos do Jordão e o aplicativo só mostra dias de chuva e nublados? Já faz logo a reserva para o tour da cervejaria Baden Baden que é bem concorrido. Para quem curte uma cerveja de qualidade, no tour irá aprender mais sobre a marca e a diferença dos seus sabores. Ainda poderá degustar três tipos de cerveja para fechar com chave de ouro.

 

5 – Museu da Xilogravura

Por fim, uma visita bem cultural. Para quem, assim como nós, está na dúvida do que é xilogravura vamos colar aqui o que o Google diz à respeito: “Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo”

No museu existem várias obras que utilizam dessa técnica. Pelas fotos, parece ser bem legal.

 

6 – Dica Extra

Foto: Hotel Castelo Nacional – Hospedagem em junho de 2019

Não deixe que o clima estrague a sua viagem! Curta tudo o que puder, conheça lugares que nem pensaria caso o dia fosse de sol.

As próprias pousadas e hotéis costumam ser uma atração à parte, então relaxe e aproveite!