Para os apaixonados por trekking, uma nova trilha, nada modesta, foi inaugurada no dia 28 de setembro. A trilha conta com mais de 400 Km de extensão e vai fazer parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso.

O que é Trekking?

Basicamente, trekking é uma caminhada em uma trilha que é construída em ambiente outdoor. Segundo alguns conceitos, implica em dormir fora, seja em campings ou até no meio do mato mesmo.

Mas, para a grande maioria trekking virou sinônimo de que curte caminhar em meio à natureza, mesmo que isso não signifique passar a noite.

No geral é uma atividade mais longa e que exige não só um bom preparo físico, mas um bom leque de equipamentos.

Caminhos do Planalto Central

Pelo nome, já podemos identificar mais ou menos onde o caminho vai se passar. Ao todo, nesse trekking são três principais rotas:

– Arco Brasília, que vai possuir um viés mais histórico e, de quebra, ainda vai atravessar o Parque Nacional de Brasília e outras várias unidades de conservação.

– Arco da Cafuringa, além de uma pegada histórica, esse trajeto vai possuir um contato maior com a natureza. Além da trilha, propriamente dita, o caminho vai contar com algumas atrações naturais como a Estação Ecológica de Águas Emendadas e o Parque Sucupira.

– Arco Trilha União vai contar com um contato e uma imersão mais bem aproveitada com a natureza, além de ser o caminho com as mais belas paisagens.

Ele não entra no Parque Nacional de Brasília, porém tem um certa proximidade, já que seu traçado é rente a ele.

Ao todo, 100Km já estão totalmente sinalizados, o que representa ¼ da trilha. Segundo os gestores desse projeto, até o final de 2020, os 400Km estarão todos sinalizados. Garantindo assim, ainda mais segurança para os praticantes que forem realizar o trajeto.

Além de incentivar a prática de esporte outdoor, essa trilha vai auxiliar na conservação da biodiversidade, pois vai ser constantemente monitorada, evitando caça e desmatamento ilegal.

Rede Nacional Trilhas de Longo Curso

Como dito no início do texto, esse trekking fará parte da Rede Nacional Trilhas de Longo Curso. Essa rede é um projeto que tem como principal objetivo mostrar o valor e a importância  do Sistema Nacional de Unidades de Conservação(SNUC).

Quem aí já está ansioso para desbravar as trilhas da região central do Brasil?