O principal monte do mundo, o Everest(8.848m) está com acesso negado para turistas que não possuem licença para escalada.

O objetivo do fechamento do campo base é controlar o acumulo de lixo deixado no monte durante expedições. Só na primavera  de 2018, foram recolhidas 8 toneladas de lixo do Everest.

Isso volta a colocar em pauta a questão do meio ambiente e a falta de conscientização de alguns viajantes em relação a preservação.

Mesmo com crescentes movimentos e campanhas que focam na preservação, ainda é comum vermos bastante destruição e muita poluição.

Um dos debates mais populares atualmente é sobre o plástico, e como o material vai atuar na destruição do meio ambiente, principalmente nos oceanos.

 

Plásticos nos oceanos

Materiais descartados de maneira incorreta, acabam indo parar nos oceanos. Infelizmente, a cada ano que passa, a quantidade de plástico no oceano vem crescendo de uma maneira assustadora.

Os números são tão expressivos, que pesquisas indicam que em 2050, os mares terão mais plásticos do que peixes. Além disso, a presença do plástico no oceano é totalmente nociva a vida marinha, podendo deixar os animais com câncer e até ocasionar a morte dos mesmos.

 

Canudinho Plástico

Um dos principais propulsores desse aumento é o canudinho plástico. Só nos Estados Unidos, o consumo de canudinhos é de 500 milhões de unidades diárias(informação 2018).

Com a proibição, marcas renomadas como Starbucks e McDonalds já não utilizam mais canudinhos plásticos, com isso, milhões de unidades já deixaram de ser usadas.

 

Dicas para preservar o meio ambiente?

Várias ONGs criam projetos para ajudar na disseminação da conscientização da preservação do meio ambiente.

A mais famosa é a Leave No Trace, que possui um manual para ajudar no entendimento das práticas que são uteis para a preservação.

 

Leave No Trace

A ONG Leave No Trace separou 7 dicas que vão ajudar na conscientização do meio ambiente:

  • Preparação e planejamento
  • Acampe e caminhe por superfícies duráveis
  • Descarte adequado do lixo
  • Deixe no local apenas o que já estava lá
  • Minimize os impactos das fogueiras
  • Respeite a vida selvagem
  • Seja cortês com os visitantes

Para mais informações sobre os 7 mandamentos da ONG Leave No Trace, clique aqui e conheça mais sobre a Leave No Trace.

 

Há muitas outras frentes atuando que auxiliam na degradação do meio ambiente como mineração, industrialização e desmatamento.

Porém, se cada um fizer a sua parte, mesmo que pareça inexpressivo, aos poucos vamos obtendo resultados melhores.