Minas Gerais não cansa de nos surpreender com suas belezas naturais, variedade cultural e opções de lazer e descanso.

Imagine um vilarejo no meio das montanhas com ruas de pedras e casinhas coloridas. Some a isso uma igreja ao centro e cerca de 1500 habitantes receptivos e acolhedores. Imaginou? Então seja bem-vindo à Lavras Novas.

O nosso passeio da vez pela Estrada Real nos levou a essa cidadezinha que fica a 120 Km de BH. Apesar de pequena, o distrito de Ouro Preto tem muita história para contar.

 

A História de Lavras Novas

Para contarmos um pouco a história de Lavras Novas pedimos a ajuda do bacharel em turismo Leonardo da Cruz, que é nascido e criado nessas terras. Selecionamos alguns trechos de sua monografia para contarmos de forma bem sucinta um pouco a rica história da origem e desenvolvimento da pequena cidade.

Por ser um distrito de Ouro Preto, antiga Vila Rica, sua origem é semelhante, marcada pelas expedições dos bandeirantes paulistas em busca de ouro e também do escoamento deste metal precioso.

“Com o passar dos anos Lavras Novas passou a ser explorada de forma pouco intensa, devido ao ouro encontrado na região ser de baixa qualidade. Contudo, a região passou a tomar outros caminhos no que se refere a sua formação urbana.



Lavras Novas passou a ser então um centro de distribuição de bens e consumo, devido sua localização geográfica favorecer o abastecimento das tropas que escoavam o ouro retirado em Vila Rica (Ouro Preto), tendo em vista que os insumos produzidos para abastecimentos das tropas vinham de fora de regiões mais afastadas. Com isso o custo dos mesmos muitas vezes eram mais altos, dando a Lavras Novas uma oportunidade de se afirmar como centro de distribuição de bens e consumo na época, (CARNEIRO, 2008).

Após anos de exploração e a decadência aurífera, Lavras Novas passou por transformações em seu cotidiano, sendo um local que veio a se tornar cada vez mais isolado entre suas montanhas que permeiam o vilarejo. Por esse motivo, entre os séculos IX e XX, ficou sendo um vilarejo que crescia a passos lentos, um lugar bucólico onde os moradores tinham seus trabalhos como lenheiros e artesãos, dentre outros ofícios existentes na localidade, onde retiravam o sustento familiar.”

Atualmente o turismo é uma das principais atividades econômicas de Lavras Novas. E não é para menos, com tanta história cercada por uma natureza exuberante, conhecer esse pedacinho da Estrada Real é o desejo de muitos.

Atenção: Vale lembrar que para entender de forma mais completa o assunto e se aprofundar no tema, sugerimos leituras complementares. Nosso objetivo aqui é apenas contextualizar nosso leitor para que relembre momentos importantes que tornaram possível a realidade atual de Lavras Novas.

 

 

O que fazer em Lavras Novas?

Conhece o ditado “Enquanto descansa carrega pedra”? rs… Brincadeira à parte, essa pedra fica à margem da estrada, quase chegando em Lavras Novas.

Atualmente, a cidade possui diversas atrações turísticas para você sair da zona de conforto, como trilhas, cachoeiras e passeios de quadriciclo e UTV (Veículo Utilitário de Multitarefas). As principais atrações naturais do município que podem ser conhecidas através de caminhadas com um guia ou utilizando esses veículos são: Cachoeira do Rapel, Cachoeira dos Namorados, Cachoeiras Três Pingos, represa do Custódio e mirantes.

Fizemos alguns passeios que serão mostrados com muitas fotos em breve. Mas, para quem está se programando para ir em breve, ficam as dicas:

  • Passeio de Quadriciclo pelos principais pontos de Lavras Novas com a Quadricross
  • Passeio de UTV para Saltos (Vilarejo próximo à Lavras Novas) com a Nefelibatas
  • Passeio de stand up na Represa do Custódio com a Ecoventura

Mas Lavras Novas também atende aos que buscam luxo e gastronomia requintada. A cidadezinha possui infraestrutura com excelentes opções de hospedagem, restaurantes e bares

 

Onde comer em Lavras Novas?

Você vai encontrar opção de alimentação para todos os gostos e bolsos. Bares com porções, restaurantes self-service, restaurantes a la carte, hamburgueria, casa de doces, pizzaria e muito mais. Estivemos por três dias na cidade e indicamos:

E para acompanhar cada delícia sugerimos a Cerveja Ouropretana, feita em Ouro Preto (MG). Com várias opções como a pilsen, trigo e gengibre, fica fácil escolher uma que combine com o seu prato.

Cada um desses lugares que citamos tem o seu diferencial e falaremos de cada um deles em outras matérias. Fique ligado!

 

Cultura e religiosidade em Lavras Novas

Na pequena vila de Lavras Novas a diversidade cultural é incrível e apaixonante. Desde artesanatos confeccionados por senhoras da região, a vida dada às lixeiras da cidade por uma artista e também moradora, confecção de esteiras e artesanatos utilizando a taquara como matéria prima e muito mais!

O local também é repleto de religiosidade, com isso os acontecimentos mais marcantes costumam ser voltados para atividades católicas. Um exemplo de festividade que está próxima e indicamos é no mês de junho.

Em homenagem aos santos Santo Antônio, São João e São Pedro, grande parte dos moradores que possuem esses nomes oferecem caldos em suas casas para moradores, visitantes e turistas. Cada comemoração é realizada no dia anterior do dia comemorado oficialmente como sendo o de cada Santo.

Independente da época, a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres é um visita imperdível que mistura história, cultura e religiosidade em uma pequena capela do início do século XVIII, ou seja, do período colonial. Para quem preferir conhecer a capela em um momento ainda mais especial, dia 08 de setembro é comemorado o dia de Nossa Senhora do Prazeres.

Subindo essas escadas da esquerda, você chega no sino da igreja com a vista incrível da foto da direita.

Motivos são muitos para conhecer Lavras Novas, a proximidade com a capital mineira torna possível até mesmo uma visita de um dia. Mas recomendamos ir com mais tempo e passar pelo menos uma noite por lá, lugares para conhecer, se hospedar e comer não faltam!