Como bons aventureiros, que amam estar na natureza e em nosso estado, Minas Gerais, temos uma lista com vários lugares que queremos conhecer e atividades que queremos fazer.
Recentemente o Parque Estadual Ibitipoca, que estava fechado devido a pandemia, reabriu para visitação com público bem reduzido. Era uma ótima oportunidade de riscar um item da nossa listinha de desejos!
Antes de partir fizemos um levantamento de qual seria a melhor época para ir a Ibitipoca e nossa conclusão foi: Hoje, agora. Em cada época, verão, outono, inverno ou primavera Ibitipoca será um destino maravilhoso. E realmente, conhecer a região de Conceição de Ibitipoca, que pertence ao município de Lima Duarte – MG, no frio e sair da zona de conforto foi uma excelente escolha.
Fizemos nossa reserva para acessar o parque através do site institucional. Pesquisamos quais opções de trilhas e grau de dificuldade de cada uma, para definirmos nosso roteiro. Decidimos realizar dois circuitos: Circuito Janela do Céu e Circuito das Águas. Apesar de termos começado o dia pelo Circuito das Águas, vamos fazer esse primeiro texto sobre o mais procurado pelos turistas.
O Circuito Janela do Céu é o que possui maior grau de dificuldade por ser o mais longo do parque, totalizando 16 quilômetros de percurso. Fizemos o circuito em sentido anti-horário, para termos a altimetria favorável e desgastarmos menos na ida com muito subida. Essa é uma dica de ouro para quem também tem vontade de fazer o passeio para curtir e não apenas para treinar fisicamente para um trekking mais puxado.
O ápice do passeio, como o próprio nome diz, é a Janela do Céu, mas existem vários atrativos ao longo da caminhada!
Para quem quiser anotar, esses são os pontos principais do percurso:
- Pico do Cruzeiro;
- Gruta da Cruz;
- Lombada, ponto mais alto do parque com 1784 metros;
- Gruta dos Fugitivos;
- Gruta dos Três Arcos;
- Gruta do Moreiras;
- Janela do Céu;
- Cachoeirinha;
Nós levamos aproximadamente 2 horas e meia até a Janela do Céu, em um ritmo moderado, porém com pausas em vários dos pontos que citamos.
Quando chegamos ao local, a sensação é indescritível. Já havíamos visto várias fotos na internet, mas nada se compara com a energia de estar lá e ver com os próprios olhos.
O que também nos surpreendeu foi que ao olharmos para a esquerda, estava aquela incrível Janela do Céu (que não poderia ter outro nome!). E ao olharmos para a direita, uma linda formação rochosa que merece também a atenção, contemplação e fotos!
Ali nós ficamos por aproximadamente uma hora, admirando e recuperando as energias. Como comentamos em postagem anterior, recebemos da Pousada Meu Recanto uma bolsinha com um lanche para levarmos no passeio. Foi uma alegria a parte abrir nosso kit e depararmos com sucos naturais gelados, sanduiches e frutas.
Iniciamos nosso retorno descansados e animados. Porém, ao contrário do que vemos na internet na maioria das vezes, nem tudo é perfeito. A Roberta estava com muita cólica menstrual, o que deixou o retorno um pouco mais moroso. Por isso fica aqui uma dica para as mulheres que também sofrem com isso: Não deixem de levar o remédio que estão acostumadas a tomar com vocês!
Com paciência e cuidado seguimos em ritmo desacelerado. A volta possuía uma subida mais forte, porém não muito extensa no início e descida em quase toda sua totalidade. Os joelhos sentiram um pouco nossa falta de preparo físico, mas a beleza ao redor nos lembrava constantemente o porquê de estarmos ali. Sabe aquela frase “Ninguém disse que seria fácil, mas que valeria a pena”? É isso.
Importante lembrar que antes de fazermos o Circuito Janela do Céu, nós iniciamos pelo Circuito das Águas, que também é maravilhoso. Por termos escolhido fazer essas duas trilhas em um único dia estávamos mais cansados e finalizamos apenas por volta de 17:30. Quem tiver mais tempo e puder escolher, sugerimos fazer em dias diferentes para aproveitar ainda mais!
Ao final da trilha, duas alegrias: A gratidão por termos tido essa experiência e a satisfação de saber que estávamos indos para uma pousada aconchegante. Se sua dúvida é onde ficar em Ibitipoca e está procurando uma pousada, Meu Recanto vai lhe surpreender como fez conosco. Veja a matéria completa com mais detalhes e fotos!
Sabem me dizer qual o horário que abre e fecha o parque ?
Muito legal
Conheço esse paraíso desde 1996…Local paradisíaco….uma dica: Não deixem para fazer o retorno muito tarde, pois o nevoeiro (serração) baixa rapidamente após às 15:30, 16:00 hs. e complica a caminhada na volta…e levem sempre uma lanterna por pessoa…imprescindível…
Ótima noticia!!
Ótima matéria!
Lendo o texto e olhando as fotos , só aumentou a vontade que já tinha de conhecer esse pedacinho de Minas Gerais, que deve ser mágico.