Para aqueles que querem começar no mundo de esporte de aventura, vamos fazer uma série de post contando um pouco sobre cada esporte e o que você precisa para praticá-lo.

Para iniciarmos a sequência de post, vamos começar de pé direito: escalada.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O que é escalada?

É uma técnica esportiva onde o principal objetivo é atingir o topo de um lugar específico como por exemplo o alto de uma montanha e morro.

 

História da Escalada

Inicialmente, a escalada era usada como treino para corridas de alpinismo e apenas no século XIX que ela foi considerada realmente um esporte.

Durante os dois séculos de existência, a escalada evoluiu juntamente com os equipamentos e os praticantes.

Inúmeras vias foram sendo conquistadas durante os 200 anos da história da escalada, fazendo com que novas técnicas fossem descobertas.

A história da escalada também trouxe outros ramos para o esporte como a escalada indoor.

 

Escalada Indoor e Outdoor

Escalada Indoor e Outdoor são os principais tipos de escalada.

A escalada Outdoor é basicamente as vias naturais como montanha, morro e penhasco.

A escalada Indoor nada mais é que uma via artificial, criada e customizada de acordo com o gosto e dificuldade do cliente. Já tivemos exemplo de uma parede de escalada virtual, a VirtualClimb, onde o escalador consegue interagir com inúmeras atrações virtuais e ainda competir com algum amigo.

 

 

O que são vias de escalada?

As vias de escaladas são os caminhos que o escalador vai usar para conseguir superar o obstáculo vertical.

Em uma parede de escalada indoor existem diversas vias, porém elas são feitas de uma maneira customizada, onde o esportista terá facilidade e realizar um movimento que ele tenha mais dificuldade.

Já na outdoor, as agarras também podem ser colocadas de maneiras customizadas, porém há a necessidade de um estudo do lugar para saber se o mesmo terá condições de receber as agarras.

 

Equipamentos

Assim como todos os outros esportes, a escalada também possui equipamentos básicos para a prática.

O mais básico de todos é o pó de magnésio, que é usado para secar a transpiração das mãos e aumentar a aderência.

Corda, cadeirinha, mosquetão, freios, capacete e mochila para corda são outros equipamentos usados na prática da escalada.

 

Onde praticar escalada em MG?

Para os que ficaram curiosos no esporte e desejam começar a escalar, vamos listar 4 lugares ótimos para desfrutar tudo que o esporte tem a oferecer.

São Thomé das Letras, Serra do Cipó, Lapa do Seu Antão e Pedro do Picu, essas vias possuem dificuldades e alturas variadas e isso acaba atraindo escaladores profissionais e até escaladores mais iniciantes. Além disso, os locais proporcionam banho de cachoeira e alguns quilômetros de trekking. Confira mais detalhes sobre esses locais no Blog NEREA .

 

Com a especialização dos praticantes e, a evolução dos equipamentos e do esporte, a chance de um acidente fatal é praticamente nula, então aqueles que tem medo de altura e por isso não encaram uma escalada, está na hora de deixar o medo de lado e encarar a altura.