Quando pensamos em cânion, associamos quase sempre ao americano Grand Canyon e ficamos sem reação com as belezas naturais presentes no lugar. Porém, você sabia que existem diversos cânions no Brasil?

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

É verdade, e para provar vamos listar 5 deles que vão te deixar surpresos!

 

5 – Cânion de Fortaleza

Com 900 metros de profundidade e 7,5 Km de extensão, esse cânion surpreende todos que vão visitar o Parque Nacional da Serra Geral.

Não se engane pelo nome, esse Cânion está localizado no sul do país, no Estado do Rio Grande do Sul.

Para conseguir ter acesso a vista panorâmica do cânion, há a necessidade de subir uma trilha de 3 Km(ida e volta), mas não subestime a trilha, pois ela vai exigir bastante do seu físico e leva mais ou menos 2 horas para ser concluída.

 

4 – Cânion Itaimbézinho

Localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, este imponente cânion chama atenção de qualquer turista que visite o parque.

Seus paredões possuem 720 metros de profundidade e 5,8 Km de extensão. Antigamente, a região era habitada por índios guaranis.

Para acessar o lugar, existem três caminhos:

  • Trilha do Cotovelo: Que vai demandar do turista uma caminhada de 2 horas e meia para consegui superar 6,3 Km de extensão(ida e volta).
  • Trilha do Vértice: Essa é bem mais rápida, com apenas 1,4 Km de extensão(ida e volta) com um tempo estimado de 45 minutos de caminhada.
  • Trilha do Rio do Boi: Para acessá-la, você vai precisar passar pela Praia Grande e o percurso é o maior de todos, totalizando 14 Km(ida e volta), demandando em média 6 horas.

 

3 – Cânion do Peixe Tolo

Do sul do Brasil, vamos para o Sudeste, na terra de Minas Gerais, mais precisamente em Conceição do Mato Dentro.

O Cânion está localizado no Parque Estadual da Serra do Intendente e possui uma profundidade de mais ou menos 200 metros.

 

2 – Cânion do Xingó

Continuamos subindo ainda mais o Brasil! Desta vez vamos para Sergipe, no Rio São Francisco. Localizado a 200 Km de Aracaju, o passeio, que começam em Canindé, vai até o Cânion do Xingó, que é marcado pelas águas cristalinas e esverdeadas.

O diferencial aqui vai ser a possibilidade de poder nadar na região e não gastar energia, afinal você vai estar de barco.

Porém, toda essa mordomia há um preço, para realizar este passeio é cobrado uma taxa de 100 reais(por pessoa) podendo ser crescida em mais de 10 reais, caso os turistas desejem realizar o passeio na Gruta do Talhado(essa taxa é cobrada só para os que vão até gruta).

 

1 – Cânion das Bandeirinhas

Com 80 metros de altura e 4 Km de extensão, o Cânion é localizado no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais.

Para ter acesso a esse Cânion, você vai precisar caminhar durante 12 Km(só ida), porém a trilha possui uma dificuldade moderada, não exigindo tanto do corpo, porém é bom ir preparado para caminhar, afinal de conta você vai precisar voltar, então pode colocar pelo menos 24 Km andados.

Há a possibilidade de fazer a trilha com bicicleta e com Jipes, porém o 4×4 precisa estar autorizado.

 

Viram como não há a necessidade de ir tão longe para ver um cânion extraordinário? Lembrando que cada passeio possui um preço e restrições diferentes, que sofrem com constantes alterações, por isso não vamos citá-las.

A nossas recomendações é que você entre em contato com quem administra o Cânion para obter essas informações com extrema precisão.