O continente sulamericano possui paisagens únicas espalhadas por diversos países, afinal de conta estamos falando de mais de 17 mil km².




Consequentemente os lugares para a prática de atividades outdoor são vários e hoje vamos listar cinco lugares para praticar escalada na América do Sul.

 

Serra do Cipó – Brasil

serra do cipó escalada

A Serra do Cipó é um pedaço do estado de Minas Gerais que deixa os mineiros extremamente orgulhosos.

Para os escaladores, a Serra do Cipó proporciona bastante diversão já que possui um total de 350 vias.

Além disso, a estrutura que o lugar fornece para os visitantes é muito boa, o que deixa o praticante muito mais confiante em realizar uma atividade na Serra do Cipó.

Outro fator que faz com que a Serra do Cipó esteja nessa lista é a proximidade com outros lugares muito bons em escalada como Lapa do Seu Antão e Lapinha.

Leia também:

 

Suesca – Colômbia

suesca

Suesca é considerado o lugar mais antigo de escalada na Colômbia. Possui escarpa de arenito que contam com 500 vias de escalada desde clássicas até esportivas.

O paredão que possui as 500 vias tem alturas variáveis que vão de 20 a 130 metros. A altura e a proximidade do lugar com a capital do país faz com que a Suesca esteja na lista dos melhores lugares para se escalar na América do Sul.

Leia também:

 

Valle de Los Condores – Chile

valle de los condores

Chile é um país que todo o praticante de esporte de aventura precisa visitar , afinal de contas é um lugar que conta com um repertório de atividades imenso.

Com isso, o Chile não poderia ficar de fora dessa lista de escalada com o Valle de Los Condores.

Antes de detalharmos o lugar, vale ressaltar que para escalar no Valle é preciso levar equipamentos de camping, pois a região fica isolada.

O Vale de Los Condores possui 500 vias chapeletadas e pode ganhar mais 200 vias no final de 2019, já que há um projeto chamado Equipatón que é um mutirão para realizar aberturas de novas vias.

O local é tão fascinante que dois dos melhores escaladores da história, Adam Ondra e Alex Megos, já escalaram no Valle de Los Condores.

Leia também:

 

Piedra Parada – Argentina

Piedra Parada

Para realizar escalada na Piedra Parada, o escalador pode ficar tranquilo já que a região possui um infraestrutura que proporciona comodidade durante os momentos de descanso.

No entanto, durante a escalada, o esportista precisa desapegar um pouco do conforto de academia, já que a região é considerada roots(raíz).

Piedra Parada possui 500 vias, tendo capacidade para suportar até três vezes a quantidade atual.

 

Pitumarca – Peru

pitumarca

Chegamos à nossa última posição, porém não menos importante e radical!

Pitumarca é uma cidade peruana pouco conhecida que fica localizada a 100 Km de Cusco e que abriga um paredão de calcário que, sem dúvida nenhuma, vai deixar qualquer escalador impressionado.

Possui 150 vias e capacidades para suportar 750 e nessa escalada ainda há outro desafio para ser superado, a altitude, já que os paredões de calcário está localizados a 3500 metros acima do mar.

Por ser uma cidade pequena não espere pousadas luxuosas, mas lembre-se, isso não significa que você não vai encontrar confronto.

Leia também:

 

Gostaram da nossa lista de lugares para se escalar na América do Sul?

Estamos fazendo uma série de postagens focadas na América do Sul com o intuito de mostrar lugares extraordinários que não possuem tanta burocracia para viajar e que valem à pena serem visitados.