Trekking é uma atividade muito comum de ser feita no meio de esporte de aventura, ao mesmo tempo muito exigente.







Por isso, requer uma preparação, tanto na questão física, quanto na questão de equipamentos.

Em dias mais ensolarados o trekking costuma ficar ainda mais difícil, pois o desgaste é maior.

Para não ficar inativo em épocas mais quentes, vamos listar algumas dicas que vão te ajudar a realizar o trekking no calor!

Acordar Cedo

Mesmo no período da manhã, o sol costuma castigar, então a dica é começar o dia cedo.

Em alguns lugares, acordar cedo pode te proporcionar temperaturas de até 20 graus, enquanto se você dormir até mais tarde, pode começar o dia encarando temperaturas de 30 graus.

Antes de citar o último ponto positivo de acordar cedo, vale reforçar que quanto mais alto estiver, maior será a exposição aos raios UVs, com isso, madrugar te ajuda a se livrar dessa exposição.

Então, focamos no famoso ditado: Deus ajuda quem cedo madruga!

Fazer uma pausa

Descansar é interessante em qualquer situação, mas quando a exigência é maior, a parada para tomar uma água, é quase que obrigatória.

Em dias ensolarados, busque fazer uma pausa em locais com sombra, porque a ideia é descansar e não tomar um bronze(risos).

Beba muita água

Em qualquer situação de esforço físico, a hidratação é fundamental, principalmente se as temperaturas estiverem elevadas.

Em dias normais, onde não há a realização de atividades físicas, o ideal é tomar 2 litros de água.

Durante uma atividade, o consumo é maior, já que o desgaste acontece principalmente nos músculos, que são compostos de 70% de água.

Cubra-se

Como a exposição aos raios UVs é enorme, a ideia é manter o corpo coberto, não com roupas pesadas, mas sim com roupas térmicas, como por exemplo camisas dry com fator de proteção UV.

Não proteja só a pele, olhos também são importantes, então use um chapéu ou um óculos de sol(o ideal é usar os dois), para dar a devida proteção ao globo ocular.

Escolha bem o caminho

A idéia de um trekking em um dia quente, é praticá-lo em um lugar que tenha bastante sombra e muitos pontos para abastecimento de água.

Se você sabe que o caminho não tem essas duas características, evite-o e tente trilhar um novo, mesmo que seja maior.

Por se tratar de uma condição extrema, é necessário realizar um estudo bem minucioso sobre o caminho, evitando assim, possíveis dores de cabeça!

Cuidado com pessoas Inexperientes

. Geralmente, para começar a praticar atividades outdoor, a dica principal é ir com calma, se aventurar em lugares mais acessíveis e menos extremos.

Então, se você for a um lugar muito quente, com uma condição mais extrema, certifique-se de que o novato estará preparado para o calor e avise sobre as condições.

Mesmo que ele indique que está preparado, ainda é bastante necessário estudar o caminho, como indicado no item ‘’Escolha bem o caminho’’.

Com essas dicas, a prática de um trekking em dias mais quentes, vai ser melhor otimizada, passando por menos perrengues.

Vale lembrar também que são dicas, não regras, então conheça o seu corpo e o seu limite na época de uma atividade outdoor em dias quentes.