Quando falamos em atividades verticais, uma das primeiras coisas que vem na nossa cabeça é a segurança, não é verdade?

Equipamentos de qualidade, profissionais capacitadas e locais adequados para realizar a atividade vertical, são sempre as principais pautas antes de começar uma atividade.

Pensando em auxiliar os escaladores novatos e até mesmo os experientes, vamos listar algumas dicas para realizar as práticas verticais.

 

Capacete

Resultado de imagem para capacete nerea
  • Facebookhttps://www.facebook.com/saiadazonadeconforto.szc

Um item indispensável e essencial para garantir a integridade do praticante.

Alguns escaladores acabam não utilizando o item, pois existem alguns capacetes pesados, mas, graças as tecnologias existentes atualmente, existem capacete tão leve e tão eficientes, que você acaba nem percebendo que está de capacete.

 

Inspeção

  • Facebookhttps://www.facebook.com/saiadazonadeconforto.szc

Equipamentos de qualidade, estudo em relação as técnicas verticais e em relação ao local que você vai praticar, são questões essenciais para conseguir um bom desempenho, mas não é só isso .

Existem equipamentos, como o mosquetão trava rosca, que precisa ser fechado manualmente, mesmo com tamanha experiência, existem pessoas que esquecem de fechar o item. Isso faz com que um mosquetão muito eficiente, cause risco para o usuário.

Então, antes de começar uma atividade vertical, verifique se os nós estão bem dados, se os equipamentos estão fechados. Não só o seu, o do seu companheiro também, não deixe ninguém perto de você correr riscos!

 

Equipamentos

Resultado de imagem para equipamentos de escalada
  • Facebookhttps://www.facebook.com/saiadazonadeconforto.szc

Sempre busque renovar os equipamentos! Infelizmente, é comum ver diversos equipamentos sem vida útil sendo utilizado nas atividades verticais.

Não economize nessa situação, pois um equipamento novo pode ser o diferencial para evitar acidentes.

 

Backups

desequipando
  • Facebookhttps://www.facebook.com/saiadazonadeconforto.szc

Digitalmente falando, o backup é usado em situações onde você quer garantir que um arquivo importante não se perca.

backup
  • Facebookhttps://www.facebook.com/saiadazonadeconforto.szc

Agora, vamos levar essa situação para a prática vertical. Mentalize a situação: Você será o arquivo, com certeza você não quer cair, não quer se perder.

Então, a corda que você vai usar de backup, será o seu salvamento, o que vai evitar que você caia e se acidente. Lembre-se de fazer o backup em qualquer situação, mesmo que você conheça a via, afinal, se você não faz em situações mais simples, a chance de esquecer em situações mais complexas é alta.

 

Ancoragem

descendo
  • Facebookhttps://www.facebook.com/saiadazonadeconforto.szc

Ponto de ancoragem é essencial para que uma prática vertical ocorra bem. Mas, como no item anterior, não podemos confiar apenas em um sistema/ponto de ancoragem.

Sempre procure fazer mais pontos de ancoragens, para que os demais sirvam de backup para a ancoragem principal.

 

Essas dicas fundamentais para que a prática vertical seja feita com extrema segurança. Lembre-se não fique com medo de investir nessa situação, afinal de contas, estamos falando da sua segurança.

Compre equipamentos em lojas especializadas como a NEREA, e sempre observe os vendedores, pois ele pode te indicar itens mais adequados para tal situação. Saiba como identificar um bom vendedor, para que você se sinta mais relaxado ao realizar sua compra.