Depois do rompimento da barragem córrego do feijão, no dia 25 de janeiro de 2019, uma investigação em cima de outras várias barragens se iniciou e algumas estão em nível de alerta máximo, com isso as autoridades estão fazendo treinamento.

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

 

Com esses alertas e riscos de rompimento, o turismo em Minas Gerais está passando por diversas turbulências, afinal de contas, ninguém quer visitar uma cidade que esteja localizada perto de uma barragem.

Para evitar recordes negativos no turismo no feriado da semana Santa, a Defesa Civil está trabalhando para liberar os roteiros turísticos e não comprometer o feriado de ninguém.

Para isso, a Defesa Civil avisou que os turistas podem viajar para cidades como Ouro preto e Mariana sem medo algum. O que está sendo feito pela Defesa Civil?

 

Mapeamento

O órgão público está estudando as áreas e possíveis locais onde a lama pode chegar em caso de rompimento, impedindo ou limitando a entrada nesses locais.

 

Monitoramento

A Defesa Civil reforçou o monitoramento nas áres de maior risco e nas áreas atingidas em cheio pelo o último rompimento, deixando agentes 24 horas ativos e preparados para agir.

Um exemplo disso é a BR 356(via de acesso a Ouro Preto e Mariana), que está no sistema de PARE e SIGA com agentes operando 24 horas pra garantir a segurança e evitar maiores transtornos.

 

Informação

Com um fluxo de notícias extremamente gigantesco, muitas informações vazadas são falsas, por isso a Defesa Civil procura emitir notas e alertas avisando sobre os reais perigos das barragens.

O Inhotim é um dos pontos turísticos mais prejudicados pelo rompimento, além de ter ficado fechado por 15 dias, teve o fluxo de visitas reduzido em 40%. Para tentar ajudar o maior museu a céu aberto no mundo se reerguer, a Defesa Civil alerta que o local é seguro para visitação, já que a lama que se aproximou dele ficou contida no fluxo do rio paraopeba.

 

Você, turista que estava com receio de sair para o feriado da semana Santa, confira as dicas e as informações emitidas pela Defesa Civil e saiba como aproveitar o feriado da melhor maneira possível.