Quem gosta de praticar atividades no meio outdoor não quer parar de jeito nenhum! Mesmo em dias mais quentes e em dias mais frios, querem continuar desbravando o mundo e colecionando histórias.







Por isso, vamos dar dicas de como se proteger do sol e deixar você mais seguro durante, por exemplo, um hikking em um dia mais ensolarado.

Obs: As dicas para proteção solar valem também para dias frios, lógico que tomando as devidas proporções, pois mesmo que não esteja quente, o efeito dos raios UVs existe!

Qual fator de proteção solar(FPS) usar?

O FPS de um protetor solar ou de camisa dry, é o que vai definir o quão eficiente vai ser a proteção contra os raios UVs.

Então, surge à pergunta ‘’Qual FPS usar?’’ a resposta é bem variada, pois vai depender de fatores como quantidade de melanina e tempo de exposição aos raios UVs.

Mesmo com variações, a recomendação básica é utilizar o FPS 50, que atua evitando a exposição em até 98%.

No entanto, em atividades realizadas entre o período de 10 a 15 horas, o FPS deve ser elevado, pois é nesse horário que os raios UVs são mais fortes, proporcionando um efeito mais nocivo ao corpo.

Obs: Esses dados foram coletados na internet e se referem a pessoas saudáveis, ou seja, se você possui algum problema dermatológico, nossa recomendação é buscar o auxílio de um especialista.

Ele vai sugerir a alternativa mais adequada para o seu caso, te dando mais segurança durante uma prática outdoor.

De quanto em quanto tempo devo passar protetor?

Primeiramente, a aplicação inicial deve ser feita 30 minutos antes da exposição. A quantidade vai variar de acordo com o tempo de exposição e a quantidade de melanina.

Após isso, é recomendado passar a cada 2 horas, para repor a camada de proteção.

Lembrando que se houver transpiração e/ou contato com a água, a proteção perde a eficiência, por isso deve passar outra camada de protetor em um período menor de tempo.

Qual roupa usar?

Bom, qualquer roupa já vai oferecer proteção a exposição solar, porém vale ressaltar que nem todas as proteções são eficientes.

Por isso, opte por roupas térmicas e camisas dry que possuem FPS. A nossa recomendação é a camisa dry da Base Brasil, que pode ser encontrada na Loja Nerea.

Mesmo com roupas, pode ser que haja a necessidade de passar protetor solar. O que vai definir isso são as variáveis já apresentadas como, por exemplo, tempo de exposição.

Não me protegi o suficiente e queimei o que eu faço?

Pode acontecer de mesmo você passando o protetor solar ou usar uma roupa com FPS, sua pele ficar queimada.

Neste caso, é recomendado limpar a região com sabonete, de preferência líquido e que possua efeito calmante, para aliviar a sensação de ardência.

Hidratar a região com creme também é fundamental para auxiliar na recuperação e evitar incômodos.

Para finalizar, vamos ressaltar que vale sim consultar um dermatologista, mesmo que você não tenha nenhum problema aparente de pele e sim, há a necessidade de se proteger mesmo em dias nublados e/ou frios.

Agora, nada mais pode te parar! Aproveita para praticar esporte outdoor mesmo em dias com mais exposições!