Verão está aí e como de costume muita gente foge dos centros urbanos à praia para relaxar. Mas, até mesmo um lugar tão agradável pode não ser tão atrativo se você faz sempre as mesmas atividades, não é mesmo?

Que tal então aproveitar a areia branca e o sol quentinho para mudar a sua rotina praticando esportes na praia com a família e amigos?

Confira aqui 5 esportes para praticar na praia nestas férias.

 

Slackline

Você já deve tê-lo visto em novelas ou filmes. Nos últimos anos, o esporte tem se popularizado muito no Brasil.  O slackline surgiu na Califórnia, EUA, em 1980 e consiste caminhar em cima de fitas ou cordas presas de forma bem esticadas e elevadas a mais ou menos um metro do chão.

O esporte exige equilíbrio e concentração, mas pode ser muito divertido se você consegue se manter. Pratique o slackline em lugares em que a areia é mais fofa, assim se – e com certeza isso vai acontecer – você cair, o solo macio vai amortecer um pouco a queda.

 


Frisbee

Está aí outro esporte que você com certeza já viu em filmes de cachorro: aquela clássica cena do homem brincando com seu melhor amigo, jogando um disco achatado e seu cão correndo atrás.

Muito simples, prático e descontraído, o frisbee não precisa ser jogado apenas com um cão. Você pode juntar a família toda nesta diversão. Lembrando que também é muito prático guardar o disco de frisbee na bagagem e, por não exigir nenhum tipo de preparo, todo mundo pode jogar.

 

Skimboard

Imagine um surfe mais fácil e menos perigoso. O skimboard é praticado da seguinte maneira: com uma prancha pequena e muito leve você pega uma pequena onda e desliza na parte mais rasa do mar.

Perfeito para os pais com filhos pequenos e pra quem tem medo de se afogar, o skimboard também tem sido muito praticado nas praias brasileiras.

Mas, vale ficar atento. No surfe se você cai o mar amortece a sua queda, agora no skimboard você pode cair praticamente no chão. Daí vale a atenção para não se machucar.

 

Vôlei de praia

Esse é um clássico, mas muita gente se esquece. O vôlei de praia, como todo bom esporte praiano, também foi criado na Califórnia, EUA, em 1920 e hoje é tão popular que se tornou um esporte olímpico.

Mas, relaxe. Você não precisa organizar uma mega equipe para jogar. O esporte é tão descontraído que nem precisa de equipamentos, exceto a bola. Se não tiver uma rede para marcação, por exemplo, aproveite para tar toques em roda com os amigos ou com apenas outra pessoa.

Lembrando que o vôlei, além de muito divertido, ajuda a queimar calorias e entrar em forma.

 

Futebol de areia

Seguindo a mesma ideia do vôlei de praia, o  futebol de areia é um esporte descontraído e simples em que geralmente se usa os chinelos para fazer as traves do gol, assim como você fazia quando jogava bola na rua quando criança, se lembra?

Mas, apesar de simples, ele é um excelente exercício aeróbico, uma vez que chutar e correr na areia demanda mais esforço físico. Na hora da diversão, prefira terrenos mais firmes para evitar lesões e é melhor optar por jogar antes das dez horas da manhã e após às quatro da tarde, horários em que o sol é mais brando.

Ao se exercitar na praia, não se esqueça do protetor solar, chapéu, muita água mineral e de coco para hidratação e alimentos leves para não passar mal do estômago ou te atrapalhar na hora do esporte. Tudo pronto? Junte os amigos e a família e boas férias!