O primeiro trem movido a energia solar da América Latina está em desenvolvimento. Esse é mais um avanço da humanidade para controlar a poluição e a degradação do meio ambiente.

Batizado de ”Tren de la Quebrada” terá início em Jujuy, na Argentina e o destino final será Cusco, no Peru.

No entanto, haverá outras paradas, inclusive na Argentina. A construção já está em andamento e a primeira parada deverá ficar pronta em Agosto deste ano(2019).

Para concluir o trajeto até Cusco, há planos de construção de paradas na Bolívia. Não há previsão para a conclusão total do percurso.

 

Tren de la Quebrada

Para funcionar, o trem será projetado com painéis fotovoltaicos localizados no teto dos vagões. Para conseguir a propulsão, será necessário a combinação de energia solar e diesel hidráulico.

A garantia do projeto está na equipe de desenvolvedores, que conta com integrantes do projeto do trem solar australiano, o Byron Bay.

O vagão do Tren de la Quebrada, terá a capacidade para 240 pessoas e, por ser turístico, terá a velocidade máxima de 30km/h.

Para a primeira parte do projeto, será necessário um investimento de 9 milhões de dólares. A segunda parte terá o custo de 6 milhões de dólares.

 

Os meios de transportes e indústrias, são os principais responsáveis por acelerar o efeito estufa, porém a ascensão, principalmente dos carros elétricos, deixa acesa a luz no final do túnel para controlar o efeito estufa.

Segundo dados coletados em 2017, há uma estimativa que em 2030 cerca de 16% da frota global de automóveis será de carros elétricos, híbridos e movidos a bateria.

Resultado de imagem para jaguar i-pace

Jaguar I-PACE, o SUV elétrico que foi eleito o carro do ano em 2019

Outro fato que fortalece essa ascensão é o título de carro do ano de 2019, que ficou com o SUV elétrico da Jaguar, o I-PACE.

 

Infelizmente, graças ao preço e a falta de estrutura, os carros elétricos e híbridos ainda são uma realidade bem distante de nós brasileiros, porém com nossos vizinhos investindo em energia renovável, pode servir de propulsor para o Brasil entre nessa onda também.

Gostaram da ideia? Gostam de viagem feita de trem? Vale a pena, pois como vai bem devagarzinho, da para curtir muito o visual e tirar belas fotos!