Pedal em Lavras Novas, MG: Veja onde alugar bike

Já falamos bastante por aqui sobre Lavras Novas, distrito encantador de Ouro Preto, Minas Gerais.

Não se deixe enganar pelo pequeno tamanho, pois apesar de singela e acolhedora a região é repleta de atividades: Trilhas, quadriciclo, tirolesa e rapel são apenas algumas delas. E hoje, falaremos sobre uma outra opção de diversão: Aluguel de bike em Lavras Novas, MG.

Leia Também:

Tirolesa em Lavras Novas, MG – Agência Céu
Rapel em Lavras Novas, MG
Onde se Hospedar em Lavras Novas, MG

O pessoal da Agência Céu, a única empresa que aluga bikes em Lavras Novas até a data que fomos e com valor acessível, tem essa opção incrível para quem quer se aventurar no esporte, mas não possui a bicicleta ou deixou em casa.

Pegando umas dicas com a Agência Céu

As bikes são de boa qualidade, atendendo perfeitamente quem não é profissional na prática. O aluguel da bicicleta é por hora ou por dia, podendo o passeio ser realizado onde o praticante preferir, sejam trilhas ou o centro de Lavras Novas, não há um roteiro definido.

Para escolher qual caminho seguir é importante pedalar em trilhas adequadas para seu nível de habilidade. Existem várias trilhas de bikes na região de Lavras Novas / Ouro Preto. Algumas longas para passar o dia todo no pedal.  E o que é realmente incrível, é que seja qual for sua escolha é possível se deslumbrar com os encantos de Lavras Novas.

Andar de bike em Lavras Novas é uma ótima opção para quem está a passeio no distrito e quer ter uma atividade que mescle esporte, aventura, contato com a natureza e com a cultura local.

Não é necessário ser um expert no esporte, mas ter facilidade em lidar com a bicicleta e saber realizar as trocas de marcha é importante. Se você não tiver nada disso, mas ainda assim quer saída da zona de conforto e experimentar, basta ter um leve espírito aventureiro e estar aberto a experiência. Se a subida ficou pesada, desça da bike e empurre um pouquinho, dá para curtir e as paisagens valem a pena.

Saia da Zona de Conforto e deixe o carro na pousada. Pedalar por Lavras Novas é uma excelente opção para curte ainda mais esse cantinho de Minas Gerais

Hospedagem em Lavras Novas – Pousada Serra do Luar

Para conhecer Lavras Novas, sugerimos mais de um dia, esse distrito pitoresco de Ouro Preto, possui muito atrativos que merecem ser descobertos e curtidos com tempo.

Leia também:

Para aproveitar as belezas e encantos da região, vamos dar uma ótima dica de onde se hospedar em Lavras Novas: Pousada Serra do Luar.

Por que se hospedar na Pousada Serra do Luar?

Motivos não faltam, vamos comentar alguns deles para vocês entenderem o motivo de termos nos encantado por esse cantinho.

O primeiro motivo é o ambiente familiar. A pousada passou de pais para filhos, que gerenciam com muito carinho.

Esse cuidado e atenção especial que a equipe tem com a pousada reflete em cada canto, deixando os ambientes acolhedores e aconchegantes. Sabe aquela sensação gostosa de se sentir em casa? É isso que a pousada proporciona!

Chegamos em uma sexta-feira à noite para aproveitar todo o final de semana em Lavras Novas. E já nos conquistaram de cara pela barriga! Rs

Jantamos um caldinho de mandioca preparado na hora que estava delicioso. Além de serem servidos em pequenas cumbucas que são um charme só!

Chegamos ao quarto e ali, já encontramos mais motivos para que a Pousada se tornasse uma de nossas preferidas: Quarto grande, banheiro gostoso e com uma surpresa no segundo andar: A vista!

Acordamos e já nos deparamos com essa maravilha, o que deu mais motivação para levantar e explorar as atrações de Lavras Novas.

Para nos prepararmos, um café da manhã mineiro delicioso! A Pousada possui café da manhã variado e de muito bom gosto. Os bolos foram os nossos queridinhos: Fofinhos e muito saborosos.

Por fim, um último motivo que consideramos como um bônus a mais. A Pousada Serra do Luar possui uma linda piscina com cachoeira artificial, ótima para relaxar e renovar as energias no final do dia e se preparar para o próximo!

Gostou? Faça sua reserva e se surpreenda. Além de todas essas vantagens que citamos, a Pousada ainda possui excelente localização, no final da rua principal.

Contatos

Endereço: R. Nossa Sra. dos Prazeres, 180, Ouro Preto – MG, 35400-000

Telefone: (31) 3554-2021

E para completar, uma observação importante:

A Pousada Serra do Luar, possui o restaurante aberto ao público em geral, com comida mineira na hora do almoço, para você se servir no fogão a lenha, e a noite opção de caldos e petiscos.

Os preços são excelentes e a comida uma delícia!

Rapel em Lavras Novas com Agência Céu

Está procurando uma aventura em Lavras Nova, Minas Gerais? Está querendo sair da zona de conforto e curtir esse lindo distrito de Ouro Preto?

Imagina você curtir Lavras Novas e todas as suas belezas, fazer um trekking no topo da Serra do Trovão passando por três mirantes naturais para contemplar as lindas paisagens e o nosso famoso mar de montanhas.

Incrível, né? Mas pode ficar ainda melhor. No final da caminhada, no mirante mais bonito, você ainda pode praticar rapel curtindo toda essa beleza, como na foto!

 Sim, parece bom demais para ser verdade, mas é real. Essa é a proposta da Agência Céu, te guiar por uma região linda até chegar em um lindo mirante com a possibilidade de descer em um rapel de aproximadamente 25 metros.

Mirante em Lavras Novas

Mas, o que é rapel?

Para quem não está familiarizado com a palavra, rapel é uma técnica de descida vertical por cordas, muito usada em resgate em altura, operações militares e espeleologia e cada dia mais vem crescendo no turismo de aventura. Segundo a ABNT, o rapel é o “produto em que a atividade principal é a descida, em ambientes secos, em corda utilizando procedimentos e equipamentos específicos.”

O rapel esportivo é uma forma divertida de superar os seus limites, que atualmente tem ganhado cada vez mais adeptos. Com uma equipe qualificada e de confiança, que possua bons equipamentos e possua conhecimento técnico, você pode sentir toda a adrenalina com muita segurança.

Sobre a nossa experiência no Rapel da Agência Céu – Lavras Novas:

A foto anterior, de um dos mirantes que passamos para contemplação, já fez a caminhada até ali valer a pena. Mas estávamos bem próximos do nosso objetivo, que era o rapel.

Chegando ao ponto da descida, o rapel começou a ser montado pela Equipe da Agência Céu com todo o cuidado e segurança. A adrenalina da descida que se aproximava já tomava o espaço da tranquilidade que a natureza ao redor emanava. E que mistura deliciosa de sensações e sentimentos!

Assim que tudo estava montado e testado iniciamos o rapel. Um rapel com baixo grau de dificuldade, sendo possível ser realizado por quem possui pouca ou nenhuma experiência.

Rapel em Lavras Novas MG

No início, que é a parte que costuma dar mais frio na barriga, você praticamente desce uma escada na rocha, o que facilita muito e deixa o praticante mais encorajado.

Após essa parte, é um momento único que palavra nenhuma descreve. Sentir-se vivo fazendo um rapel em Lavras Novas, com a exuberância da natureza nos acolhendo em um maravilhoso pôr do sol. 

Rapel Lavras Novas Casaç
Somos o pontinho branco e amarelo no meio da rocha!

Deixamos esse detalhe que faz toda a diferença para contar no final. O rapel é feito no fim do dia para poder curtir o pôr do sol da Serra do Trovão de Lavras Novas. Essa hora do dia também deixa todo o trekking de ida mais agradável, por já estar com o sol mais baixo e traz mais uma aventura para fechar com chave de ouro: O trekking noturno.

Trekking Noturno

Ao final do rapel, depois do pôr do sol maravilhoso temos ainda mais aventura para o dia – ou melhor -, para a noite: Um trekking noturno de retorno. A caminhada é muito tranquila e a equipe da Agência Céu, conhece totalmente o percurso e ainda leva lanternas de cabeça para os clientes.

Uma dica que damos é fazer uma pequena pausa no meio do caminho e olhar para o alto. Se sentir mais próximo do céu, como se as estrelas fossem pontos de luz que estão ali para ajudar a iluminar o caminho. Apenas incrível!

 

Se nos perguntarem se vale a pena fazer esse rapel em Lavras Novas, nossa resposta é simples: Se fosse só o rapel, já valeria a pena, mas todo esse combo, deixa essa aventura imperdível!

Conheça Também a Tirolesa em Lavras Novas clicando aqui!

Mais informações sobre o Rapel com a Agência Céu em Lavras Novas:

O que é: Rapel de 25 metros de altura

Onde está localizado: Serra do Trovão de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto em MG.
4 km totais de caminhada, sendo 2 km para ida e 2 km para o retorno.

Idade Mínima para o rapel: 12 anos.

Atenção: Obrigatório calçado fechado, como tênis e bota de trekking.

Todos os equipamentos para a prática segura do rapel estão inclusos.

Tirolesa em Lavras Novas, MG – Agência Céu

 

Inaugurada em março de 2020 a mais nova atração de Lavras Novas é uma Tirolesa de 400 metros de comprimento e considerada a tirolesa no ponto mais alto do Brasil, por estar a 1500 metros do nível do mar.

  

Claro que nós não poderíamos ficar de fora dessa novidade! Fizemos uma viagem para Lavras Novas em 2019 e somos apaixonados pelo distrito. Curtir esse cantinho de Minas Gerais com ainda mais aventura, é a combinação perfeita.

  

No nosso caso, que gostamos de atividades de aventura, a simples palavra tirolesa já nos aguça a curiosidade. E justamente por gostar, já tivemos várias experiências com tirolesas de diferentes tamanhos, velocidades e estilos.

  

Essa bagagem que temos, acaba nos deixando um pouco mais exigente. Sempre fica aquela dúvida se descer a próxima tirolesa vai trazer aquele frio na barriga que adoramos. Se a próxima descida nos trará algo novo, nos deixará de alguma forma mais feliz.  Afinal, qual o sentido de uma aventura sem diversão e alegria, não é mesmo?

  

E olha: essa tirolesa já impressiona logo de cara! Toda a preparação, que envolve informações sobre a atração e equipagem com os EPI’s de segurança ocorrem próximo a plataforma de chegada, no ponto mais baixo da tirolesa.  E dali, já dá para ter a primeira ideia da aventura que está por vir.

 

 

 

 

  

  Nesse primeiro momento, já ganhou minha confiança: Equipe atenciosa, educada e tecnicamente preparada. Equipamentos de qualidade e em excelente estado. Assim, temos nossa dupla preferida: Aventura e segurança.

 

Depois de equipados e ambientados, uma breve caminhada de 500 metros para o ponto mais alto da tirolesa, onde está a plataforma de lançamento.

 

A emoção é grande e a cabeça já está focada na descida. Mas, não tem como deixar a vista passar despercebida. O ponto pode ser considerado um mirante privilegiado que vale a contemplação.

 

Mas, claro, a melhor parte começa agora: “Tudo certo, é só tirar os pés do chão quando estiver pronta”, eles disseram. E a partir desse momento, é possível viver algo realmente incrível! Não é só tirar os pés do chão, é voar. É sentir o vento batendo no rosto. É sentir a liberdade como algo quase palpável. É ouvir as batidas do próprio coração, como se tivesse em um outro tempo e ritmo. Os segundos pareceram infinitos enquanto duraram (e a vontade é que não acabe!).

 

Em meio a adrenalina, um visual maravilhoso dessa perspectiva diferenciada. É impossível descrever com clareza a sensação que essa tirolesa proporcionou. Mas garanto que vale muito a pena! Veja os vídeos abaixo para ter um gostinho da emoção:

 

Descida do Nilton:

 

 

 

Depoimento da Roberta:

  

 

 Mega Tirolesa de Lavras Novas da Agência Céu

 

 Para o ponto de partida da tirolesa de Lavras Novas, como comentamos anteriormente, você precisa fazer uma caminhada de mais ou menos 5min e cerca de 500 metros o até a base de lançamento que está localizada da Serrinha de Lavras Novas.

 

 Todos os equipamentos de segurança são colocados nos praticantes na parte inferior da tirolesa em sua chegada, cada participante faz a caminhada já equipado o que deixa as fotos da caminhada ainda mais completas e emocionantes.

 

 A velocidade da tirolesa de lavras novas de 400 metros pode chegar a 50Km/h e demorar até 50 segundos de decida, uma velocidade e um tempo excelentes para curtir o visual de toda a região de Lavras Novas e sentir o coração batendo mais forte.

 

 

 

Informações da Tirolesa

 

 O que é: Tirolesa de 400 metros sendo a tirolesa no ponto mais alto do Brasil

 Onde está localizada: Serrinha de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto em MG;

 Funcionamento: Todos os dias, exceto quarta-feira. Para mais informações, consulte a Agencia Céu.

 Quem pode praticar: Pessoas de todas as idades que curtem aventura e adrenalina. Importante, menores de 18 precisam de autorização dos pais ou responsável.

 Quem não pode praticar a tirolesa: Gestantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos ou relacionados à altura e velocidade, restrições médicas e pessoas com peso maior que 120 kg;

 

Valores*: R$ 70,00 (cartão de crédito e débito) ou R$ 60,00 em dinheiro.

 * Valores referente ao mês de setembro de 2020, para mais informações e valores atualizados, consulte a Agência Céu Turismo: (31) 99637-9232.

 

 Sobre Lavras Novas

  

Lavras novas é conhecida por ser um lugarejo tranquilo, distrito da tão conhecida cidade de Ouro Preto, encantadora com suas paisagens de tirar o folego e com seu povo hospitaleiro que preserva sua cultura tradição. Leia mais sobre Lavras Novas para conhecer sua história e saber o que fazer por lá

 

 O que é uma tirolesa

 Tecnicamente tirolesa é um “produto em que a atividade principal é o deslizamento do cliente em uma linha aérea ligando dois pontos afastados na horizontal ou em desnível, utilizando procedimentos e equipamentos específicos”, como bem define a ABNT NBR 15500: 2007. Conheça mais sobre tirolesas recreativas e os vários tipos existentes.

 

 

Visita 3D a Tumba de um Faraó!

Você já encontrou em uma tumba? Não? Então bora sair da zona de conforto sem sair de casa! 

Em tempos de pandemia, atividades virtuais tem conquistado o público de todas as idades. Com certeza não substitui nossa vida ao ar livre, mas enquanto ficar em casa for a melhor opção, vamos arrumando formas de aventurar.

Em uma campanha incrível do governo egípcio é possível visitar a tumba do faraó Ramessés VI em 3D. A campanha, cujo nome é “Experimente o Egito em casa”, é realmente impressionante. 


Vamos passear? Acesse o link e boa viagem!
Experimente o Egito em casa: Tumba do Ramessés VI em 3D 

Sugestão:

Para simular o passeio, basta ir clicando em qualquer direção para que possa ver tudo.  Então ande um pouco e pare muitas vezes. Sempre que parar, veja em volta com o dedo ou o mouse para ver detalhes. 

Na saída, mais uma surpresa! Parece mesmo que está saindo para o ar livre, no deserto. Por enquanto, vamos curtir essa vista virtual! 


Quem foi Ramessés VI

Ramessés VI foi o quinto faraó da XX dinastia egípcia que governou entre cerca de 1142 e 1135 a.C. O seu prenome foi Nebmaet-rá o que significa “Rá é senhor de Maat”.

Ramessés é o último soberano da época do Império Novo cujo nome se encontra atestado no Sinai, onde os egípcios se dirigiam para explorar as pedras preciosas

O que é um faraó

Os faraós eram os administradores máximos do Egito, cabiam a eles os cargos de chefe do exército, primeiro magistrado e sacerdote supremo.

Para completar a máquina administrativa do Império, os faraós eram auxiliados por escribas, que eram responsáveis pela burocracia; generais e oficiais do exército, encarregados das guerras; uma espécie de primeiro-ministro, chamado de Tjati, e os sacerdotes, encarregados das práticas e crenças religiosas.

Segundo a mitologia egípcia, o deus Hórus havia governado o Egito por muito tempo, só depois que se estabeleceu o primeiro governo humano, no qual o monarca era um descendente direto de Hórus.

A suposta linhagem divina tornava o faraó um ser sagrado no Egito, acreditava-se que seu sangue era composto pelos traços divinos do deus Hórus e por isso possuía o poder.

Um dia em Belém, Lisboa é suficiente?

Sim! Para quem não tem muitos dias para conhecer todos os cantos, museus e igrejas (que são muitas!) de Portugal, ter apenas um dia em Belém é suficiente para aproveitar muito!

Nosso primeiro dia na Europa foi bem puxado, principalmente pelo erro de logística que já comentei. Caso não saiba do que estou falando, clique aqui e veja o primeiro texto da série de Portugal. Por isso, a ideia do segundo dia era ter um ritmo mais reduzido para aproveitarmos, mas sem cansar muito nos primeiros dias da viagem.

Decidimos ir para Belém, conhecer a famosa Torre, o Mosteiro de São Jerônimo e, claro, comer o famoso Pastel de Belém. Pegamos um metrô até a praça do comércio e de lá seguimos de ônibus. Apesar do café da manhã do hotel ser satisfatório, nosso deslocamento levou tempo suficiente para já irmos comer um dos melhores doces que já provei na vida.

Havia fila no restaurante, mas o espaço é grande e há muita rotatividade. Ficamos um bom tempo por ali, aproveitando o momento em família comendo sem pressa. Na sequência passamos pela Igreja Santa Maria de Belém, e pela fachada do Mosteiro de São Jerônimo, este último fechado por ser dia 24 de dezembro.

Dali, fomos até ao Padrão dos Descobrimentos. Após algumas fotos, seguimos nossa caminhada até a Torre de Belém. Tivemos o privilégio de assistir a um pôr do sol lindo (por volta das 16 horas, já que no inverno europeu escurece bem cedo e o amanhecer clareia após às 8:00 da manhã).

Retornamos a pé até o local em que desembarcamos do ônibus e pegamos um bonde (moderno e não turístico como o da Praça do Comércio) até próximo ao Mercado da Ribeira. Ali comi a melhor pizza da viagem (Na minha humilde opinião, melhor do que as que provei na Itália), bebemos e fechamos confraternizando em nosso quase Natal (antecipado em algumas horas, já que meia noite já estávamos todos dormindo).