Como bons aventureiros, que amam estar na natureza e em nosso estado, Minas Gerais, temos uma lista com vários lugares que queremos conhecer e atividades que queremos fazer.
Recentemente o Parque Estadual Ibitipoca, que estava fechado devido a pandemia, reabriu para visitação com público bem reduzido. Era uma ótima oportunidade de riscar um item da nossa listinha de desejos!
Antes de partir fizemos um levantamento de qual seria a melhor época para ir a Ibitipoca e nossa conclusão foi: Hoje, agora. Em cada época, verão, outono, inverno ou primavera Ibitipoca será um destino maravilhoso. E realmente, conhecer a região de Conceição de Ibitipoca, que pertence ao município de Lima Duarte – MG, no frio e sair da zona de conforto foi uma excelente escolha.
Fizemos nossa reserva para acessar o parque através do site institucional. Pesquisamos quais opções de trilhas e grau de dificuldade de cada uma, para definirmos nosso roteiro. Decidimos realizar dois circuitos: Circuito Janela do Céu e Circuito das Águas. Apesar de termos começado o dia pelo Circuito das Águas, vamos fazer esse primeiro texto sobre o mais procurado pelos turistas.
O Circuito Janela do Céu é o que possui maior grau de dificuldade por ser o mais longo do parque, totalizando 16 quilômetros de percurso. Fizemos o circuito em sentido anti-horário, para termos a altimetria favorável e desgastarmos menos na ida com muito subida. Essa é uma dica de ouro para quem também tem vontade de fazer o passeio para curtir e não apenas para treinar fisicamente para um trekking mais puxado.
O ápice do passeio, como o próprio nome diz, é a Janela do Céu, mas existem vários atrativos ao longo da caminhada!
Para quem quiser anotar, esses são os pontos principais do percurso:
Pico do Cruzeiro;
Gruta da Cruz;
Lombada, ponto mais alto do parque com 1784 metros;
Gruta dos Fugitivos;
Gruta dos Três Arcos;
Gruta do Moreiras;
Janela do Céu;
Cachoeirinha;
Nós levamos aproximadamente 2 horas e meia até a Janela do Céu, em um ritmo moderado, porém com pausas em vários dos pontos que citamos.
Quando chegamos ao local, a sensação é indescritível. Já havíamos visto várias fotos na internet, mas nada se compara com a energia de estar lá e ver com os próprios olhos.
O que também nos surpreendeu foi que ao olharmos para a esquerda, estava aquela incrível Janela do Céu (que não poderia ter outro nome!). E ao olharmos para a direita, uma linda formação rochosa que merece também a atenção, contemplação e fotos!
Ali nós ficamos por aproximadamente uma hora, admirando e recuperando as energias. Como comentamos em postagem anterior, recebemos da Pousada Meu Recanto uma bolsinha com um lanche para levarmos no passeio. Foi uma alegria a parte abrir nosso kit e depararmos com sucos naturais gelados, sanduiches e frutas.
Iniciamos nosso retorno descansados e animados. Porém, ao contrário do que vemos na internet na maioria das vezes, nem tudo é perfeito. A Roberta estava com muita cólica menstrual, o que deixou o retorno um pouco mais moroso. Por isso fica aqui uma dica para as mulheres que também sofrem com isso: Não deixem de levar o remédio que estão acostumadas a tomar com vocês!
Com paciência e cuidado seguimos em ritmo desacelerado. A volta possuía uma subida mais forte, porém não muito extensa no início e descida em quase toda sua totalidade. Os joelhos sentiram um pouco nossa falta de preparo físico, mas a beleza ao redor nos lembrava constantemente o porquê de estarmos ali. Sabe aquela frase “Ninguém disse que seria fácil, mas que valeria a pena”? É isso.
Importante lembrar que antes de fazermos o Circuito Janela do Céu, nós iniciamos pelo Circuito das Águas, que também é maravilhoso. Por termos escolhido fazer essas duas trilhas em um único dia estávamos mais cansados e finalizamos apenas por volta de 17:30. Quem tiver mais tempo e puder escolher, sugerimos fazer em dias diferentes para aproveitar ainda mais!
Ao final da trilha, duas alegrias: A gratidão por termos tido essa experiência e a satisfação de saber que estávamos indos para uma pousada aconchegante. Se sua dúvida é onde ficar em Ibitipoca e está procurando uma pousada, Meu Recanto vai lhe surpreender como fez conosco. Veja a matéria completa com mais detalhes e fotos!
Inverno, descanso, aventura, endorfina e conforto. É possível unir tudo isso em apenas um lugar? Sim! Vem com a gente que explicamos no caminho (risos).
Resolvemos aproveitar a reabertura do Parque Estadual de Ibitipoca, que estava fechado devido a pandemia, para fazer o famoso passeio até a Janela do Céu e sair da zona de conforto.
Foi realmente um desafio sair da zona de conforto no frio, acordando com a neblina tão forte que não enxergávamos um metro à frente. Mas dando um pequeno spoiler sobre o próximo texto: Foi difícil, mas valeu muito a pena!
Pra gente, parte fundamental para ter uma boa viagem, é a hospedagem. Nos hospedamos na Pousada Meu Recanto e ficamos apaixonados!
Um pouco mais sobre a Pousada Meu Recanto
Se está procurando por onde hospedar em Ibitipoca, já anota aí. Nossa hospedagem foi na Pousada Meu Recanto, que tornou essa viagem ainda mais especial e inesquecível.
Sabe quando você chega em um lugar e sente que todos os detalhes foram cuidadosamente pensados? Foi fácil ficarmos encantados assim que cruzamos a ponte sobre um pequeno rio que dá acesso a Pousada.
Chegamos no início da noite e fomos recebidos com muita atenção e gentileza pelo Jonathan. Somado ao ambiente acolhedor que vai desde a recepção até ao quarto, fomos nos surpreendendo a cada passo.
Nessa pousada existem vários formatos de quartos para hospedagem, cada um com seu charme e encanto. A suíte que ficamos era impecável!
Cama confortável, uma bela lareira (que além de bela foi muito útil!), ambiente rústico e delicado ao mesmo tempo. Ao chegar ao banheiro, uma grata surpresa com a presença de uma banheira retrô em um cômodo que, assim como o quarto, é espaçoso sem deixar de ser intimista.
Para quem puder ir com mais tempo, vale a pena curtir a Pousada e sua área externa, que conta com uma bela área verde e piscina. Não tivemos tempo suficiente para aproveitar todos os ambientes, mas deixou um gostinho de quero mais.
Para ter energia para uma aventura, a grande dica é: Tenha uma excelente noite de descanso. E nós tivemos!
Após uma ótima noite, amanhecemos animados para o passeio. Mas antes, um belo café da manhã com frutas, pães, bolos e biscoitos caseiros. Também fazem ovos mexidos, omeletes e tapioca. Um destaque especial para o pão de queijo que fazem questão de assar na hora e é simplesmente maravilhoso! E um detalhe: A massa é feita pela equipe da Pousada.
Agora sim, prontos para iniciarmos a trilha para Janela do Céu no Parque de Ibitipoca! E mais uma vez a Pousada Meu Recanto foi além das nossas expectativas: Eles oferecem um kit lanche para os hóspedes levarem para o passeio ao Parque. Incrível esse cuidado e zelo, né? O kit foi muito bem-vindo durante nossa trilha, que se estendeu por todo o dia.
Felizes, mas cansados, voltamos a tempo para um relaxante banho e descanso antes do jantar que havíamos marcado para às 20:00 horas no Recanto do Fondue. O bistrô tem acesso pela pousada e também possui porta para a rua, podendo ser apreciado não só pelos hóspedes.
Fechamos nosso dia com chave de ouro nesse jantar. Mas isso é assunto para outro texto, pois precisamos detalhar essa vivência gastronômica incrível!
Para fazer sua reserva em uma das melhores pousadas de Ibitipoca:
Pousada Meu Recanto
Endereço: R. Olga Silva Oliveira, 21, Lima Duarte – MG, 36144-000
Sabe aquele município do interior de Minas Gerias, acolhedor e aconchegante? Bem, Conceição do Ibitipoca é assim e ainda melhor. Um vilarejo com aproximadamente 1004 habitantes (IBGE 2010), pertencente a município de Lima Duarte. Com a cultura de Minas, mas com um clima europeu, é perfeito para passeios e noites românticas.
Já são mais de 03 anos de blog. E desde o início do SZC, nosso principal objetivo é mostrar formar de sair da zona de conforto.
Para gente, dentre as mil possibilidades, atividades ao ar livro, esportes de aventura e viagens são algumas formas prazerosas que nos fazem sentir vivos e felizes.
Infelizmente, continuamos com várias restrições devido à pandemia. Estamos inclusive na pior fase aqui no Brasil. Por isso, vamos relembrar algumas matérias queridinhas por aqui para lembrarmos de dias bons enquanto aguardamos por dias melhores.
1. Um dia em Belém, Lisboa – Portugal. É suficiente?
Vamos começar por essa, que foi nossa última viagem. Fizemos esse passeio em Portugal no final de 2019, pouco antes do mundo praticamente parar. Um dos lugares que amamos, apesar de termos ido com limitação de tempo foi Belém. Contamos um pouco aqui nessa matéria.
2.Tudo sobre Monte Verde: Hospedagem, passeios e restaurantes
Esse é um cantinho muito conhecido de Minas Gerais, por isso já chegamos com algumas expectativas. Mas Monte Verde conseguiu superar todas elas. Muito além de uma rua charmosa com excelentes restaurantes e pousadas cativantes, Monte Verde traz várias opções de atividades ao ar livre, como a trilha até a Pedra Redondo. Vale muito a pena, veja essa e as outras matérias que fizemos de lá clicando nesse link.
3. Encontramos o Paraíso Perdido
Não existe nome melhor para esse pedacinho incrível de São João Batista do Glória. A Serra da Canastra é a nossa grande paixão e já falamos várias vezes sobre isso por aqui. Essa matéria é apenas uma de uma série que pretendemos retomar e refazer muitas vezes ainda. Não dá para escolher só uma como preferida, por isso sugerimos ir seguindo a trilha de links e já pegar um caderninho para anotar as dicas!
Esperamos em breve retomar com muitas novidades. Ideias de lugares e atividades para fazer não faltam. Você tem alguma dica para nos dar? Deixa aqui nos comentários!
Já falamos bastante por aqui sobre Lavras Novas, distrito encantador de Ouro Preto, Minas Gerais.
Não se deixe enganar pelo pequeno tamanho, pois apesar de singela e acolhedora a região é repleta de atividades: Trilhas, quadriciclo, tirolesa e rapel são apenas algumas delas. E hoje, falaremos sobre uma outra opção de diversão: Aluguel de bike em Lavras Novas, MG.
O pessoal da Agência Céu, a única empresa que aluga bikes em Lavras Novas até a data que fomos e com valor acessível, tem essa opção incrível para quem quer se aventurar no esporte, mas não possui a bicicleta ou deixou em casa.
As bikes são de boa qualidade, atendendo perfeitamente quem não é profissional na prática. O aluguel da bicicleta é por hora ou por dia, podendo o passeio ser realizado onde o praticante preferir, sejam trilhas ou o centro de Lavras Novas, não há um roteiro definido.
Para escolher qual caminho seguir é importante pedalar em trilhas adequadas para seu nível de habilidade. Existem várias trilhas de bikes na região de Lavras Novas / Ouro Preto. Algumas longas para passar o dia todo no pedal. E o que é realmente incrível, é que seja qual for sua escolha é possível se deslumbrar com os encantos de Lavras Novas.
Andar de bike em Lavras Novas é uma ótima opção para quem está a passeio no distrito e quer ter uma atividade que mescle esporte, aventura, contato com a natureza e com a cultura local.
Não é necessário ser um expert no esporte, mas ter facilidade em lidar com a bicicleta e saber realizar as trocas de marcha é importante. Se você não tiver nada disso, mas ainda assim quer saída da zona de conforto e experimentar, basta ter um leve espírito aventureiro e estar aberto a experiência. Se a subida ficou pesada, desça da bike e empurre um pouquinho, dá para curtir e as paisagens valem a pena.
Saia da Zona de Conforto e deixe o carro na pousada. Pedalar por Lavras Novas é uma excelente opção para curte ainda mais esse cantinho de Minas Gerais
Para conhecer Lavras Novas, sugerimos mais de um dia, esse distrito pitoresco de Ouro Preto, possui muito atrativos que merecem ser descobertos e curtidos com tempo.
Para aproveitar as belezas e encantos da região, vamos dar uma ótima dica de onde se hospedar em Lavras Novas: Pousada Serra do Luar.
Por que se hospedar na Pousada Serra do Luar?
Motivos não faltam, vamos comentar alguns deles para vocês entenderem o motivo de termos nos encantado por esse cantinho.
O primeiro motivo é o ambiente familiar. A pousada passou de pais para filhos, que gerenciam com muito carinho.
Esse cuidado e atenção especial que a equipe tem com a pousada reflete em cada canto, deixando os ambientes acolhedores e aconchegantes. Sabe aquela sensação gostosa de se sentir em casa? É isso que a pousada proporciona!
Chegamos em uma sexta-feira à noite para aproveitar todo o final de semana em Lavras Novas. E já nos conquistaram de cara pela barriga! Rs
Jantamos um caldinho de mandioca preparado na hora que estava delicioso. Além de serem servidos em pequenas cumbucas que são um charme só!
Chegamos ao quarto e ali, já encontramos mais motivos para que a Pousada se tornasse uma de nossas preferidas: Quarto grande, banheiro gostoso e com uma surpresa no segundo andar: A vista!
Acordamos e já nos deparamos com essa maravilha, o que deu mais motivação para levantar e explorar as atrações de Lavras Novas.
Para nos prepararmos, um café da manhã mineiro delicioso! A Pousada possui café da manhã variado e de muito bom gosto. Os bolos foram os nossos queridinhos: Fofinhos e muito saborosos.
Por fim, um último motivo que consideramos como um bônus a mais. A Pousada Serra do Luar possui uma linda piscina com cachoeira artificial, ótima para relaxar e renovar as energias no final do dia e se preparar para o próximo!
Gostou? Faça sua reserva e se surpreenda. Além de todas essas vantagens que citamos, a Pousada ainda possui excelente localização, no final da rua principal.
Contatos
Endereço: R. Nossa Sra. dos Prazeres, 180, Ouro Preto – MG, 35400-000
Telefone: (31) 3554-2021
E para completar, uma observação importante:
A Pousada Serra do Luar, possui o restaurante aberto ao público em geral, com comida mineira na hora do almoço, para você se servir no fogão a lenha, e a noite opção de caldos e petiscos.
Está procurando uma aventura em Lavras Nova, Minas Gerais? Está querendo sair da zona de conforto e curtir esse lindo distrito de Ouro Preto?
Imagina você curtir Lavras Novas e todas as suas belezas, fazer um trekking no topo da Serra do Trovão passando por três mirantes naturais para contemplar as lindas paisagens e o nosso famoso mar de montanhas.
Incrível, né? Mas pode ficar ainda melhor. No final da caminhada, no mirante mais bonito, você ainda pode praticar rapel curtindo toda essa beleza, como na foto!
Sim, parece bom demais para ser verdade, mas é real. Essa é a proposta da Agência Céu, te guiar por uma região linda até chegar em um lindo mirante com a possibilidade de descer em um rapel de aproximadamente 25 metros.
Mas, o que é rapel?
Para quem não está familiarizado com a palavra, rapel é uma técnica de descida vertical por cordas, muito usada em resgate em altura, operações militares e espeleologia e cada dia mais vem crescendo no turismo de aventura. Segundo a ABNT, o rapel é o “produto em que a atividade principal é a descida, em ambientes secos, em corda utilizando procedimentos e equipamentos específicos.”
O rapel esportivo é uma forma divertida de superar os seus limites, que atualmente tem ganhado cada vez mais adeptos. Com uma equipe qualificada e de confiança, que possua bons equipamentos e possua conhecimento técnico, você pode sentir toda a adrenalina com muita segurança.
Sobre a nossa experiência no Rapel da Agência Céu – Lavras Novas:
A foto anterior, de um dos mirantes que passamos para contemplação, já fez a caminhada até ali valer a pena. Mas estávamos bem próximos do nosso objetivo, que era o rapel.
Chegando ao ponto da descida, o rapel começou a ser montado pela Equipe da Agência Céu com todo o cuidado e segurança. A adrenalina da descida que se aproximava já tomava o espaço da tranquilidade que a natureza ao redor emanava. E que mistura deliciosa de sensações e sentimentos!
Assim que tudo estava montado e testado iniciamos o rapel. Um rapel com baixo grau de dificuldade, sendo possível ser realizado por quem possui pouca ou nenhuma experiência.
No início, que é a parte que costuma dar mais frio na barriga, você praticamente desce uma escada na rocha, o que facilita muito e deixa o praticante mais encorajado.
Após essa parte, é um momento único que palavra nenhuma descreve. Sentir-se vivo fazendo um rapel em Lavras Novas, com a exuberância da natureza nos acolhendo em um maravilhoso pôr do sol.
Deixamos esse detalhe que faz toda a diferença para contar no final. O rapel é feito no fim do dia para poder curtir o pôr do sol da Serra do Trovão de Lavras Novas. Essa hora do dia também deixa todo o trekking de ida mais agradável, por já estar com o sol mais baixo e traz mais uma aventura para fechar com chave de ouro: O trekking noturno.
Trekking Noturno
Ao final do rapel, depois do pôr do sol maravilhoso temos ainda mais aventura para o dia – ou melhor -, para a noite: Um trekking noturno de retorno. A caminhada é muito tranquila e a equipe da Agência Céu, conhece totalmente o percurso e ainda leva lanternas de cabeça para os clientes.
Uma dica que damos é fazer uma pequena pausa no meio do caminho e olhar para o alto. Se sentir mais próximo do céu, como se as estrelas fossem pontos de luz que estão ali para ajudar a iluminar o caminho. Apenas incrível!
Se nos perguntarem se vale a pena fazer esse rapel em Lavras Novas, nossa resposta é simples: Se fosse só o rapel, já valeria a pena, mas todo esse combo, deixa essa aventura imperdível!
Mais informações sobre o Rapel com a Agência Céu em Lavras Novas:
O que é: Rapel de 25 metros de altura
Onde está localizado: Serra do Trovão de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto em MG. 4 km totais de caminhada, sendo 2 km para ida e 2 km para o retorno.
Idade Mínima para o rapel: 12 anos.
Atenção: Obrigatório calçado fechado, como tênis e bota de trekking.
Todos os equipamentos para a prática segura do rapel estão inclusos.