Rapel em Lavras Novas com Agência Céu

Está procurando uma aventura em Lavras Nova, Minas Gerais? Está querendo sair da zona de conforto e curtir esse lindo distrito de Ouro Preto?

Imagina você curtir Lavras Novas e todas as suas belezas, fazer um trekking no topo da Serrinha passando por três mirantes naturais para contemplar as lindas paisagens e o nosso famoso mar de montanhas.

Incrível, né? Mas pode ficar ainda melhor. No final da caminhada, no mirante mais bonito, você ainda pode praticar rapel curtindo toda essa beleza, como na foto!

 Sim, parece bom demais para ser verdade, mas é real. Essa é a proposta da Agência Céu, te guiar por uma região linda até chegar em um lindo mirante com a possibilidade de descer em um rapel de aproximadamente 25 metros.

Mirante em Lavras Novas

Mas, o que é rapel?

Para quem não está familiarizado com a palavra, rapel é uma técnica de descida vertical por cordas, muito usada em resgate em altura, operações militares e espeleologia e cada dia mais vem crescendo no turismo de aventura. Segundo a ABNT, o rapel é o “produto em que a atividade principal é a descida, em ambientes secos, em corda utilizando procedimentos e equipamentos específicos.”

O rapel esportivo é uma forma divertida de superar os seus limites, que atualmente tem ganhado cada vez mais adeptos. Com uma equipe qualificada e de confiança, que possua bons equipamentos e possua conhecimento técnico, você pode sentir toda a adrenalina com muita segurança.

Sobre a nossa experiência no Rapel da Agência Céu – Lavras Novas:

A foto anterior, de um dos mirantes que passamos para contemplação, já fez a caminhada até ali valer a pena. Mas estávamos bem próximos do nosso objetivo, que era o rapel.

Chegando ao ponto da descida, o rapel começou a ser montado pela Equipe da Agência Céu com todo o cuidado e segurança. A adrenalina da descida que se aproximava já tomava o espaço da tranquilidade que a natureza ao redor emanava. E que mistura deliciosa de sensações e sentimentos!

Assim que tudo estava montado e testado iniciamos o rapel. Um rapel com baixo grau de dificuldade, sendo possível ser realizado por quem possui pouca ou nenhuma experiência.

Rapel em Lavras Novas MG

No início, que é a parte que costuma dar mais frio na barriga, você praticamente desce uma escada na rocha, o que facilita muito e deixa o praticante mais encorajado.

Após essa parte, é um momento único que palavra nenhuma descreve. Sentir-se vivo fazendo um rapel em Lavras Novas, com a exuberância da natureza nos acolhendo em um maravilhoso pôr do sol. 

Rapel Lavras Novas Casaç
Somos o pontinho branco e amarelo no meio da rocha!

Deixamos esse detalhe que faz toda a diferença para contar no final. O rapel é feito no fim do dia para poder curtir o pôr do sol da Serrinha de Lavras Novas. Essa hora do dia também deixa todo o trekking de ida mais agradável, por já estar com o sol mais baixo e traz mais uma aventura para fechar com chave de ouro: O trekking noturno.

Trekking Noturno

Ao final do rapel, depois do pôr do sol maravilhoso temos ainda mais aventura para o dia – ou melhor -, para a noite: Um trekking noturno de retorno. A caminhada é muito tranquila e a equipe da Agência Céu, conhece totalmente o percurso e ainda leva lanternas de cabeça para os clientes.

Uma dica que damos é fazer uma pequena pausa no meio do caminho e olhar para o alto. Se sentir mais próximo do céu, como se as estrelas fossem pontos de luz que estão ali para ajudar a iluminar o caminho. Apenas incrível!

 

Se nos perguntarem se vale a pena fazer esse rapel em Lavras Novas, nossa resposta é simples: Se fosse só o rapel, já valeria a pena, mas todo esse combo, deixa essa aventura imperdível!

Conheça Também a Tirolesa em Lavras Novas clicando aqui!

Mais informações sobre o Rapel com a Agência Céu em Lavras Novas:

O que é: Rapel de 25 metros de altura

Onde está localizado: Serrinha de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto em MG.
4 km totais de caminhada, sendo 2 km para ida e 2 km para o retorno.

Idade Mínima para o rapel: 12 anos.

Atenção: Obrigatório calçado fechado, como tênis e bota de trekking.

Todos os equipamentos para a prática segura do rapel estão inclusos.

Mega Tirolesa em Lavras Novas, MG – Agência Céu

 

Inaugurada em março de 2020 a mais nova atração de Lavras Novas é uma Tirolesa de 400 metros de comprimento e considerada a tirolesa no ponto mais alto do Brasil, por estar a 1500 metros do nível do mar.

  

Claro que nós não poderíamos ficar de fora dessa novidade! Fizemos uma viagem para Lavras Novas em 2019 e somos apaixonados pelo distrito. Curtir esse cantinho de Minas Gerais com ainda mais aventura, é a combinação perfeita.

  

No nosso caso, que gostamos de atividades de aventura, a simples palavra tirolesa já nos aguça a curiosidade. E justamente por gostar, já tivemos várias experiências com tirolesas de diferentes tamanhos, velocidades e estilos.

  

Essa bagagem que temos, acaba nos deixando um pouco mais exigente. Sempre fica aquela dúvida se descer a próxima tirolesa vai trazer aquele frio na barriga que adoramos. Se a próxima descida nos trará algo novo, nos deixará de alguma forma mais feliz.  Afinal, qual o sentido de uma aventura sem diversão e alegria, não é mesmo?

  

E olha: essa tirolesa já impressiona logo de cara! Toda a preparação, que envolve informações sobre a atração e equipagem com os EPI’s de segurança ocorrem próximo a plataforma de chegada, no ponto mais baixo da tirolesa.  E dali, já dá para ter a primeira ideia da aventura que está por vir.

 

 

 

 

  

  Nesse primeiro momento, já ganhou minha confiança: Equipe atenciosa, educada e tecnicamente preparada. Equipamentos de qualidade e em excelente estado. Assim, temos nossa dupla preferida: Aventura e segurança.

 

Depois de equipados e ambientados, uma breve caminhada de 500 metros para o ponto mais alto da tirolesa, onde está a plataforma de lançamento.

 

A emoção é grande e a cabeça já está focada na descida. Mas, não tem como deixar a vista passar despercebida. O ponto pode ser considerado um mirante privilegiado que vale a contemplação.

 

Mas, claro, a melhor parte começa agora: “Tudo certo, é só tirar os pés do chão quando estiver pronta”, eles disseram. E a partir desse momento, é possível viver algo realmente incrível! Não é só tirar os pés do chão, é voar. É sentir o vento batendo no rosto. É sentir a liberdade como algo quase palpável. É ouvir as batidas do próprio coração, como se tivesse em um outro tempo e ritmo. Os segundos pareceram infinitos enquanto duraram (e a vontade é que não acabe!).

 

Em meio a adrenalina, um visual maravilhoso dessa perspectiva diferenciada. É impossível descrever com clareza a sensação que essa tirolesa proporcionou. Mas garanto que vale muito a pena! Veja os vídeos abaixo para ter um gostinho da emoção:

 

Descida do Nilton:

 

 

 

Depoimento da Roberta:

  

 

 Mega Tirolesa de Lavras Novas da Agência Céu

 

 Para o ponto de partida da tirolesa de Lavras Novas, como comentamos anteriormente, você precisa fazer uma caminhada de mais ou menos 5min e cerca de 500 metros o até a base de lançamento que está localizada da Serrinha de Lavras Novas.

 

 Todos os equipamentos de segurança são colocados nos praticantes na parte inferior da tirolesa em sua chegada, cada participante faz a caminhada já equipado o que deixa as fotos da caminhada ainda mais completas e emocionantes.

 

 A velocidade da tirolesa de lavras novas de 400 metros pode chegar a 50Km/h e demorar até 50 segundos de decida, uma velocidade e um tempo excelentes para curtir o visual de toda a região de Lavras Novas e sentir o coração batendo mais forte.

 

 

 

Informações da Tirolesa

 

 O que é: Tirolesa de 400 metros sendo a tirolesa no ponto mais alto do Brasil

 Onde está localizada: Serrinha de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto em MG;

 Funcionamento: Todos os dias, exceto quarta-feira. Para mais informações, consulte a Agencia Céu.

 Quem pode praticar: Pessoas de todas as idades que curtem aventura e adrenalina. Importante, menores de 18 precisam de autorização dos pais ou responsável.

 Quem não pode praticar a tirolesa: Gestantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos ou relacionados à altura e velocidade, restrições médicas e pessoas com peso maior que 120 kg;

 

Valores*: R$ 70,00 (cartão de crédito e débito) ou R$ 60,00 em dinheiro.

 * Valores referente ao mês de setembro de 2020, para mais informações e valores atualizados, consulte a Agência Céu Turismo: (31) 99637-9232.

 

 Sobre Lavras Novas

  

Lavras novas é conhecida por ser um lugarejo tranquilo, distrito da tão conhecida cidade de Ouro Preto, encantadora com suas paisagens de tirar o folego e com seu povo hospitaleiro que preserva sua cultura tradição. Leia mais sobre Lavras Novas para conhecer sua história e saber o que fazer por lá

 

 O que é uma tirolesa

 Tecnicamente tirolesa é um “produto em que a atividade principal é o deslizamento do cliente em uma linha aérea ligando dois pontos afastados na horizontal ou em desnível, utilizando procedimentos e equipamentos específicos”, como bem define a ABNT NBR 15500: 2007. Conheça mais sobre tirolesas recreativas e os vários tipos existentes.

 

 

Mulheres no Rapel: ANcoragem 154

As mulheres estão cada vez mais se reconhecendo e tomando o seu lugar de direito em diversas atividades, sejam elas políticas, culturais ou de lazer.



Nunca se falou tanto sobre a igualdade de gênero e o fato de que lugar de mulher, é onde ela quiser.

Ainda não é fácil. As mulheres ainda não são maioria em questões que envolvam liderança. Mas, um passo de cada vez, estamos finalmente chegando onde queremos. E cada uma quer chegar em um lugar diferente da outra. Cada uma criando seu próprio caminho.

Hoje vamos contar uma história de duas amigas que se tornaram pioneiras em BH na prática autônoma de um esporte que quase sempre é dominado por grupos e líderes masculinos: O rapel.

A história do ANcoragem 154 começou com uma brincadeira. Duas mulheres, que já praticavam rapel há algum tempo e querendo aprender mais, se juntaram e começaram uma jornada que tem tudo para ser longa, incrível e cheia de adrenalina!

De onde surgiu a ideia?

Talvez o cenário de pandemia tenha contribuído, uma vez que a prática de atividades em grupos se tornou desaconselhável, mas analisando as características que elas têm em comum, a dupla seria construída em algum momento de qualquer forma.

Dirce Costa e Thaís Ferreira (uma ambientalista e a outra estudante de veterinária), duas mulheres de 1,54m (daí vem o 154 no nome), resolveram um dia encontrar para bater papo e daí veio a ideia:  por que não “nas cordas”?

A dúvida ainda surgiu entre elas, como duas mulheres sozinhas iriam fazer a ancoragem?

Para isso, buscaram amigos e conhecimento.

E a parceria começou desta forma, em uma manhã de domingo, com equipamentos emprestados, e com o único objetivo de distraírem fazendo uma coisa que elas gostam muito.

Perceberam que combinavam muito bem em muitas coisas e que o hobby poderia se tornar uma atividade mais ativa, séria e organizada.

A partir daí, adquiriram mais equipamentos e conhecimentos.

Elas se tornaram, com muito orgulho, a primeira dupla de mulheres de BH que possuem equipamentos, conhecimento e autonomia para a prática de atividades verticais.

Estão sempre em atividades, em alguma ponte ou cachoeira, com disposição e convidando amigos para praticarem juntos.

A dupla continua em busca do aperfeiçoamento.


O que é rapel?

Para a ANcoragem 154, o rapel é mais que uma aventura, é uma atividade que requer atenção, concentração, equilíbrio, cuidado e principalmente trabalho em equipe.

Pensando nesta concepção, essa prática feita por mulheres tem tudo para dar certo!

Para quem não tem familiaridade com essa atividade de aventura, rapel é a prática de descenso (descida) entre dois pontos através de uma corda. Para isso, são utilizados diversos equipamentos de proteção e específicos do rapel para uma prática segura.

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a atividade que ganhou um espaço tão importante na vida da Dirce e da Thais.

Venha fazer trekking e Rapel em Minas Gerais!

Vocês também não vêem a hora de sair de casa, curtir a natureza e se aventurar por aí? Nós estamos ansiosos para esse momento! E para quem também está assim, a Brasil Vertical tem uma ótima novidade: Em breve seus passeios e rapel estarão de volta!

Respeitado todas as recomendações da OMS e Ministério da Saúde, há alguns meses a empresa está com suas atividades suspensas. Mas, com as novas fases de flexibilização e a necessidade da retomada do turismo, a Brasil Vertical se prepara para a retomada de forma consciente e cuidadosa.

Como disse muito bem o fundador da empresa: “É um momento de construir oportunidades, criar, reinventar. A evolução pede mudanças, mudanças pedem coragem… Coragem sem imprudência”.

E para já ir te deixando com vontade, conta pra gente: Você prefere trekking ou rapel?

Mas primeiro, vamos falar um pouco sobre cada um, para quem não conhece.

Rapel é uma técnica vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões rochosos, pontes, cachoeiras, bem como outras edificações. Trata -se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este, deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Geralmente em uma atividade de Rapel o praticante precisa realizar um trekking para acessar o local da descida.

Trekking é uma atividade física e aeróbica que pode ser praticado como uma forma de lazer.

Também conhecido popularmente como caminhada, consiste no ato de caminhar em trilhas em meio a montanhas e florestas. Esse mix de esportes automaticamente traz consigo inúmeros benefícios a saúde,o contato com a natureza reduz o estresse, melhora a coordenação motora, controla a ansiedade e eleva a auto-confiança.

Se você é como a gente, na pergunta lá de cima sua resposta foi: Prefiro trekking E rappel! Rs

Caso ainda não conheça algum deles, já fica aqui a nossa dica! O Rapel/Trekking pode ser praticado por qualquer pessoa pois é uma atividade de baixo impacto, entretanto toda via isso irá depender da trilha escolhida, e do nível de dificuldade do Rapel. Ao contrário do que muitos pensam não é necessario ter experiência para praticar ambos esportes, para maior segurança os instrutores do Brasil Vertical realizam um treinamento prévio junto ao aluno, antes de efetuar qualquer descida.

Quero fazer rapel e/ou trekking com a Brasil Vertical. Quem pode participar?

  • Pessoas quem NÃO tenham feito cirurgia nos ultimos 3 meses.
  • Pessoas que NÃO possuem problemas na coluna.
  • Limete de Peso para o rapel: 18 kg (MÍNIMO), 95 kg (MÁXIMO).
  • Limite de Idade: 18 anos (MÍNIMO), 60 anos (MÁXIMO).

Pré-requisitos:

  • Todos equipamentos de proteção indivudual são fornecidos pela equipe, ou seja não é necessario comprar nada.
  • Leve água e um lanche leve, se proteja contra o sol e use repelente!
  • Para agendar o Rapel é necessario no mínino 3 semanas de antecedência.
  • Ser maior de 18 anos.
  • Realizar o pagamento antecipado via transferência bancária.

Locais para a prática de Rapel com a Brasil Vertical:

  • Pontes do Bairro Belvedere 15 e 45 metros.
  • Rampado para iniciantes 50 metros Bairro Belvedere.
  • Serra do cipó 60 metros.
  • Serra do Lenhero São João Del Rei MG, 15, 20 e 30 metros.
  • Cachoeira de Santo Antônio- Caeté MG, 40 metros.
  • Cachoeira Chica Dona-Rio Acima MG, 55 metros.
  • Pedreira Santa Rita- Bairro Amazonas- Contagem MG, 30 metros.

São muitas as opções, para todo tipo de gosto. Qual você prefere?

Faça contato com a Brasil Vertical para informações de previsão de datas, valores e mais!

BRASIL VERTICAL

MARCOS VINICIUS: +55 31 98928-5760

GABRIEL HESS: +55 31 98991-7329

INSTAGRAM: @equipebrasil_vertical

E-MAIL: equipebrasilvertical@gmail.com

Visita 3D a Tumba de um Faraó!

Você já encontrou em uma tumba? Não? Então bora sair da zona de conforto sem sair de casa! 

Em tempos de pandemia, atividades virtuais tem conquistado o público de todas as idades. Com certeza não substitui nossa vida ao ar livre, mas enquanto ficar em casa for a melhor opção, vamos arrumando formas de aventurar.

Em uma campanha incrível do governo egípcio é possível visitar a tumba do faraó Ramessés VI em 3D. A campanha, cujo nome é “Experimente o Egito em casa”, é realmente impressionante. 


Vamos passear? Acesse o link e boa viagem!
Experimente o Egito em casa: Tumba do Ramessés VI em 3D 

Sugestão:

Para simular o passeio, basta ir clicando em qualquer direção para que possa ver tudo.  Então ande um pouco e pare muitas vezes. Sempre que parar, veja em volta com o dedo ou o mouse para ver detalhes. 

Na saída, mais uma surpresa! Parece mesmo que está saindo para o ar livre, no deserto. Por enquanto, vamos curtir essa vista virtual! 


Quem foi Ramessés VI

Ramessés VI foi o quinto faraó da XX dinastia egípcia que governou entre cerca de 1142 e 1135 a.C. O seu prenome foi Nebmaet-rá o que significa “Rá é senhor de Maat”.

Ramessés é o último soberano da época do Império Novo cujo nome se encontra atestado no Sinai, onde os egípcios se dirigiam para explorar as pedras preciosas

O que é um faraó

Os faraós eram os administradores máximos do Egito, cabiam a eles os cargos de chefe do exército, primeiro magistrado e sacerdote supremo.

Para completar a máquina administrativa do Império, os faraós eram auxiliados por escribas, que eram responsáveis pela burocracia; generais e oficiais do exército, encarregados das guerras; uma espécie de primeiro-ministro, chamado de Tjati, e os sacerdotes, encarregados das práticas e crenças religiosas.

Segundo a mitologia egípcia, o deus Hórus havia governado o Egito por muito tempo, só depois que se estabeleceu o primeiro governo humano, no qual o monarca era um descendente direto de Hórus.

A suposta linhagem divina tornava o faraó um ser sagrado no Egito, acreditava-se que seu sangue era composto pelos traços divinos do deus Hórus e por isso possuía o poder.

Luminária Steampunk, o que é?

Steampunk – SP – é a uma tendência famosa da qual você nunca ouviu falar. Será?

Certamente o termo não é novo. A primeira convenção steampunk ocorreu em 2006: a palavra foi realmente adicionada ao The Oxford English Dictionary no ano passado. Mas ainda está para chegar à mídia ou ao mainstream.

Então, afinal, o que é steampunk?

O termo em si vem de romances de ficção científica. Foi supostamente cunhado pelo autor Kevin Jeter como uma maneira de diferenciá-lo e outros escritores de ficção científica de alta tecnologia de “cyberpunks” amantes do futuro como William Gibson.

Mas cresceu em um estilo visual completo e até mesmo em uma filosofia. Trata-se de misturar o antigo e o novo: fundir a usabilidade da tecnologia moderna com a estética e a filosofia de design da era vitoriana.

Ou como disse a jovem autora de ficção americana Caitlin Kittredge: “É uma espécie de era industrial vitoriana, mas com mais caprichos e menos órfãos…”

Em seu sentido mais nítido, pode ser visto como uma maneira de transformar sua tecnologia pessoal em uma reforma gótica.

Imagine um computador topo de gama projetado para parecer uma máquina de escrever antiga ou uma estação para iPhone que permite atender seu telefone usando um receptor de metal e madeira antigo.

Luminária LoopLighting Steampunk

Mas, no fundo, é uma maneira de olhar e viver: um protesto colorido contra o avanço inexorável da própria tecnologia.

E é uma tendência que se infiltra em diversos setores: da moda ao cinema, design de interiores a videogames.

Luminárias Loop Lighting Steampunk

A Loop Lighting surgiu em 2013 à partir do talento do artesão Roberto Bicalho que; em meio as montanhas da Serra da Moeda – Brumadinho, MG, teve seu insight criativo na fabricação de luminárias industriais estilo Steampunk – que inspirou nos anos 80 obras como o filme australiano de ficção-científica Mad Max e uma das mais famosas obras literárias de Julio Verne: 20 mil Léguas Submarinas

Conheça o trabalho do Roberto Bicalho e entenda mais sobre esse estilo acessando ao site: https://looplighting.com.br/