O fundo dos oceanos ainda é bem desconhecido, devido a dificuldade de chegar até o local. Para servir de comparação, o homem conhece mais a lua do que o fundo dos mares.

A pressão exercida em cima do corpo e dos equipamentos usados para chegar até o local é a principal barreira para realizar expedições nas profundezas.

No entanto, o explorador Victor Vescovo decidiu desafiar os 5 pontos mais profundos de cada oceano com a expedição Five Deeps.

Essa expedição já rendeu ao Victor o recorde de mergulho mais profundo de todos, durante a excursão para a Fossa das Marianas, além disso, na fossa o explorador encontrou novas espécies e, pasmem, plástico, sim, a destruição do ser humano está chegando no lugar mais fundo do mundo(11.034 metros).

 

Five Deeps

É a primeira expedição criada com o objetivo de desafiar os 5 pontos mais profundos de cada oceano: A fossa de Porto Rico(Atlântico), Sul de Sandwich(Austral), Java Trench(Índico), Fossa das Marianas(Pacífico) e Molloy Deep(Ártico).

Um detalhe importante é que a expedição será feita em 11 meses.

O primeiro mergulho foi na Fossa de Porto Rico, que possui 8.376 metros de profundidade, com esse mergulho, Victor se tornou o primeiro homem a mergulhar no ponto mais fundo do Atlântico.

Esse primeiro mergulho foi realizado no mês de dezembro de 2018.

Saindo do oceano Atlântico e indo para o oceano Austral(Atlântico Sul), a 7.434 metros de profundidade, Victor encarou o Sul de Sandwich no mês de fevereirode 2019. Depois o destino foi o Java Trench, de 7.192 metros, no Oceano Índico, esse mergulho foi realizado no mês de abril de 2019.

Agora, finalmente o mergulho mais difícil, afinal de contas estamos falando da fossa das marianas, o lugar mais profundo do mundo. Estamos falando de mais de 10 km de profundidade.

Esse mergulho foi realizado em maio e, como dito anteriormente, concedeu ao Victor o recorde de mergulho mais fundo de todos.

A próxima e última parada será no oceano Ártico, a 5.573 metros de profundidade, em agosto. Molloy Deep está localizado no mar da Groenlândia.

 

Vocês teriam coragem de realizar esses mergulhos? O que acham dessa expedição, será que ela pode ser a porta de entrada para começarmos as pesquisas nos lugares mais fundos do mundo?

O que mais você tem curiosidades de saber sobre o fundo do oceano?