Você já deve ter ouvido falar desse cara, ou moça, que pega a mochila, pouca bagagem e sai pelo mundo. Por mais que os mochileiros pareçam desapegados, existem algumas frases de efeito que realmente os tira do sério. Quer saber quais?

1. “Vai viajar de novo?”


Sim. Ele vai viajar e se puder vai ficar mais tempo fora desta vez. Esta é uma das perguntas mais irritantes que todo mochileiro tem de escutar.
Por sorte, eles estão muito acostumados e não vão te dar uma má resposta, mas saiba que a sua pergunta é bastante chata.


2. “Não temos café da manhã”


Muitos mochileiros se programam bastante antes de colocar o pé na estrada e geralmente gastam o mínimo de dinheiro possível.
Logo, ao saber que o café da manhã não está incluso na diária, nosso amigo mochileiro bastante chateado!


3. “O wi-fi não é liberado”

Seja numa biblioteca, hostel ou praça pública. Internet deveria ser cortesia de qualquer ambiente. Hoje ninguém vive sem, ainda mais uma pessoa que está a centenas de quilômetros de casa e sem muito dinheiro para comprar um pacote de internet.
Que tal um pouco de generosidade e fazer a alegria desse forasteiro? Libera a senha!


4. “Não tem transporte público para onde você vai”

Não só por não gastar muito, o mochileiro faz o que faz porque ele realmente quer conhecer a cidade. E nada melhor do que o transporte público para ele visitar os pontos turísticos.
Afinal, não dá para viajar com pouca grana, sem automóvel e ainda querer andar de táxi para todo canto, não é mesmo?


5. “Vai levar só uma mochila?”


Vai ser só uma mesmo e se dependesse dele provavelmente não levaria nada. O mochileiro anda com o essencial, não leva vários pares de sapatos e mudas de roupas e com certeza não tem a intenção de sair comprando tudo o que vê pela frente em suas viagens.
Ele está ali por outros motivos.


6. “Você deveria gastar seu dinheiro com outras coisas”

Que outras coisas? Casa? Carros? Roupas? O mind set do mochileiro é diferente. O que vale para ele é a experiência.
Outras coisas não o fazem tão feliz quanto viajar e enquanto ele estiver pagando as próprias contas isso não é problema de ninguém.


7. “Suas viagens colocam sua vida em risco”

Eles escutam muito isso, principalmente quando se trata de pegar caronas ou dormir em locais comunitários. Mas, a prática ensinou para eles que os verdadeiros riscos estão em outros lugares, outras situações.

Claro, que sempre existe a possibilidade de algo ruim acontecer, mas isso não os impede de viver.

Antes de criticar, entenda o mochileiro. O mochileiro é a mesma pessoa que gosta de viajar, a diferença é a experiência e a relação que ela tem com esta viagem, vou explicar.



Para o mochileiro o mais importante é planejar e fazer as coisas a sua maneira e, acima de tudo, viver experiências reais. E isso pode envolver acampar no meio duma floresta ou ir caminhando de uma cidade a outra.

O mochileiro tem o espírito aventureiro, independente e gosta de colocar a mão na massa, gastando pouco, não porque necessariamente não tem dinheiro, mas porque em princípio ele realmente gosta disso.

Veja, a relação está na relação da pessoa com a viagem. Então, pense duas vezes antes de criticar seu amigo que viaja 5 vezes por ano. Acredite, ele ama fazer isso e leva suas viagens muito a sério!

E quando você perceber que sair da sua zona de conforto e colocar o pé na estrada é uma das melhores experiências da vida, você com certeza não vai ficar parado. Partiu?