Muito praticantes de esportes outdoor realizam trilhas da maneira mais tradicional, ou seja, caminhando. Porém existem aqueles que adoram pedalar MTB pelos lugares mais exóticos e pitorescos do Brasil do e do mundo!

Por isso, pensando nos bikers mineiros que querem trilhas para pedalar e quem sabe até realizar cicloviagens, montamos uma lista com 5 destinos para realizar essa atividade, 3 em minas e outros dois espalhados pelo Brasil.

Obs: Essas trilhas exigem preparo físico para serem realizadas e experiências com práticas outdoor, ou seja, certifique-se que você está apto e é capaz de realizar essas travessias antes de iniciá-las.

 

1 – Serra da Canastra – MG

Mais precisamente no Parque Nacional da Serra da Canastra, que possui várias reservas naturais ideais para os praticantes de esportes outdoor realizarem suas atividades, inclusive cicloviagens.

Pela proximidade da Serra da Canastra com a capital Belo Horizonte e por se tratar de trechos de fácil acesso, essa cicloviagem é ideal para aqueles bikers que querem aproveitar o final de semana.

 

2 – Estrada Real – MG 

Com muito história, passando por três estados, vários parques nacionais, rios e cachoeiras, a Estrada Real é o destino mais completo dessa lista.

Há vários caminhos indicados para realizar a travessia com bicicleta como por exemplo o Caminho dos Diamantes e o Caminho Velho, estradas menores e com menos chance de encontrar carros, jipes e afins, se tornando extremamente agradável o passeio de bike.

A Estrada Real como um todo possui 1630 Km de extensão, com isso a quantidade de rotas para se trilhar dentro desses mais de 1000 quilômetros são várias!

 

3 – Caminho da Luz – MG

Com 200 Km de extensão e considerado o Caminho de Santiago de Compostela de Minas Gerais, o Caminho da Luz é a nossa última recomendação mineira dessa lista.

Inicia-se na cidade de Tombos e vai até a cidade do Alto Caparó, dando a possibilidade do ciclista subir o Pico da Bandeira. Para completar esse trajeto é necessário uma média de 4 dias com folga, bem tranquilo.

Possui trilhas de terras e cruza pequenos vilarejos, então a nossa recomendação é que esteja com físico em dia.

 

Agora vamos para nossas duas últimas recomendações, que serão duas cicloviagens localizadas fora de Minas Gerais.

 

4 – Estrada do Sol – SP

Localizada no Parque Estadual Serra do Mar, a Estrada do Sol também é conhecida como Estrada da Petrobrás, já que é usada por funcionários da empresa. No entanto, os mais de 70 Km de extensão são praticamente dominados pelas bicicletas, tornando o lugar ideal para a prática de ciclismo.

Nessa trilha, os ciclistas estarão imersos em uma vegetação densa e terão contatos com rios e ainda vão conseguir ver viadutos abandonados.

 

5 – Arqueologia do Sertão – PI

Localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara a trilha junta a beleza natural da caatinga com pinturas pré históricas e achados arqueológicos impressionantes.

Além disso, a trilha Arqueologia do Sertão possui cânions e formações geológicas incríveis. Para conhecer toda a região é necessário pelo menos uma semana, porém fique atento com  hidratação.

O calor local é intenso e não é fácil achar locais para o reabastecimento, no entanto, durante aventura é possível se hospedar nos pequenos vilarejos que são encontrados no caminho.

 

Para os ciclistas que adoram uma trilha e até mesmo uma cicloviagem, gostaram das dicas? Quais outras trilhas vocês recomendariam?