A conceituada revista GO Outside separou algumas fotos premiadas no concurso Environmental Photographer of Year, que tem o objetivo de mostrar o estado atual do meio ambiente, focando em todas as frentes.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A premiação mostra como os seres humanos, animais e até os transportes estão sendo afetados pelas drásticas mudanças climáticas que estão acontecendo no mundo.
Para servir de exemplo, vamos pegar uma foto de cada:
Obs: O intuito desse texto é conscientizar, não estamos buscando de forma alguma ganhar vantagem em cima de situações vivenciadas por outras pessoas. Entendemos que o meio ambiente é uma casa para todos e todo o esforço para ajudar na preservação é válido.
1 – End Floating – Transportes
A foto vencedora do ano de 2018 mostra um navio encalhado no Irã. A questão abordada nessa imagem é o fato de que com o aquecimento global, as secas estão cada vez mais frequentes e acontecendo mais rapidamente, inutilizando embarcações.
Além do aquecimento global, sistema de irrigações e projetos ilegais também auxiliam na seca do Lago Urmia.
2 – Floating Life on River Under Pollution – Seres Humanos
A poluição marítima é uma questão extremamente debatida em fóruns relacionados ao meio ambiente, inclusive pesquisas indicam que se o ritmo continuar acelerado em 2050, teremos mais lixo do que vida marinha nos oceanos.
No entanto, em Bangladesh, acho que os rios já morreram. Na foto podemos ver um comerciante de melancia deitado no seu barco, que se encontra cercado por lixo flutuando no rio Buriganga.
3 – Not in My Forest – Animais
Na foto podemos ver um primata abraçando uma garrafa, que como o próprio nome da foto diz, não pertence às florestas do macaco.
Entretanto, os humanos que realizam trilhas e/ou expedições nas mata de Bornéu, na Malásia, acabam deixando restos para trás, consequentemente afetando diretamente a vida selvagem local.
Existem milhares de fotos mostrando o quanto a degradação do meio ambiente é real, fotos que deixam qualquer um desolado, infelizmente a luta para reverter isso é árdua e muito difícil.
Porém, se cada um fizer a sua parte o mundo tem sim salvação, não podemos achar que essa briga acabou, pois está longe de ter um desfecho.
Temos e precisamos mudar rapidamente, antes que (nós) acabe com tudo!!
Essa é a mentalidade, Paulo! Se cada um fizer a sua parte, o mundo pode mudar!
Uma grande degradação ambiental vivemos aqui com o uso desenfreado de agroquímicos.
Infelizmente ainda tem isso, para otimizarmos nossas produções usamos diversos ”venenos” que acabam sendo prejudiciais não só para o meio ambiente, mas quem está consumindo o alimento também!
Muito sensível. Triste realidade. A situação é alarmante. Excelente trabalho. Todo apoio.
Obrigado pelo retorno Lavinia! Nossa segunda casa é o meio ambiente, sem ele não somos nada. Precisamos preservar!
Fantásticas as fotos. Mensagem rica e triste. O futuro das proximas geracoes está comprometido. EM MG ja mataram 2 rios e vários lagos. A Selvageria do capital e ausencia de compromisso com a educaçao ambiental, da maioria dos entes políticos, aliado a falta de educaçao do ser humano, vai exterminar o planeta
Lamentamos demais tudo isso. O jeito é conscientizar para cada um fazer a sua parte e cobrar governos e empresas para fazerem a deles!