Hoje eu vou compartilhar com vocês a primeira experiência que tive com camping. No geral, correu tudo bem, mas com certeza poderia ter sido uma experiência muito mais agradável se eu estivesse mais preparada.

Por isso, vou passar 11 dicas práticas que podem te ajudar muito!


Foto: Camping Alana

Meu primeiro acampamento foi um combo triplo de mais de doze horas de caminhada direto, três dias no meio do mato e falta de preparo físico!

Não me arrependo em nada, mas com certeza se eu fosse fazer de novo seria bem diferente. Quanto ao camping em si não tive grandes problemas, mas vi algumas coisas bem tensas!

Por exemplo, um cara que dormiu numa barraca próxima à minha pegou no sono com um machado fora da bainha – capa que protege a lâmina. Ele rolou a noite na barraca e o machado, sem proteção, caiu e fez um corte profundo na perna dele!

Muito tenso! Mas, já aprendemos uma lição com o erro do outro, não é mesmo?

Fica aí a primeira dica: cuidado com os materiais cortantes, deixe-os sempre bem guardados. E esse é um princípio muito básico que deve guiar tudo o que você fizer. Sua segurança e bem estar devem vir em primeiro lugar.

E pensando em bem estar, esteja preparado fisicamente, seja para uma caminhada leve ou uma travessia. Nunca se sabe o que a natureza pode te reservar. E se essa é a sua primeira vez no camping, já te mando também outra dica.

Se você vai com pessoas mais experientes, saiba que muita gente gosta de praticar alguma atividade física, não vão apenas acampar. Então vale a pena mesmo estar prevenido.

 
Foto: Lucas Fonda


Bom, até agora já fora 3 dicas. Confira agora outras dicas tão valiosas quanto essas para o seu
primeiro camping:

  • Conheça o clima e o local – Prepare-se de acordo com isso. Dessa forma, você vai saber o que é necessário levar. Se o tempo for chuvoso, por exemplo, é preciso levar equipamentos para isso, como barraca com cota dágua acima de 1600.

Ao chegar no seu destino verifique bem onde montar vai ficar a barraca. Escolha lugares onde você tem certeza que não vá empoçar água.

  • Leve somente o necessário, mas tenha certeza de que está levando tudo o que precisa – Isso se aplica à alimentação principalmente. Acredite, você terá a sensação de que não está levando comida suficiente, mas sempre sobra!
  • Saúde e Segurança – Ítens de primeiros socorros como antisséptico, remédio para dor de cabeça, muscular, bem como curativos não podem faltar na sua mochila.
  • Roupa térmica – Nunca subestime o valor de um bom cobertor e roupas térmicas, além de pesar menos, eles vão se adaptar muito mais à temperatura ambiente e manter maior conforto térmico.
  • Barraca de qualidade – Isso deve estar no topo da sua lista, pois todo o sucesso de seu acampamento depende disso. Mesmo sem previsão de chuva, leve uma barraca impermeável e que mantenha você e seu parceiro confortáveis em questão de espaço. Não se esqueça de que a sua mochila também vai lá dentro!


Outros detalhes que ninguém te conta:

  • Principalmente se for para um local distante, leve clorin (produto para tornar a água potável);
  • Não se esqueça de uma panela leve e pequena e de talheres;
  • Combine com seus amigos de fazer refeições coletivas, assim você economiza e também distribui o peso entre todos.

Essas dicas são básicas para o primeiro camping e ver o sufoco que os outros passam deve ser um aprendizado para você. No mais, é só aproveitar o camping com seus amigos.

Ah e não se esqueça de levar seu lixo embora! O meio ambiente agradece.