Quando se pensa em turismo ao redor do Brasil, as opções muitas vezes são praias cariocas e/ou nordestinas, e São Paulo. Com essa visão restrita estados como Minas Gerais ficam um pouco para trás em relação ao turismo.



Pensando nisso, vamos listar algumas cidades mineiras que são excelentes para se visitar e se aventurar.

 

SERRA DO CARAÇA

Localizada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, a Serra do Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço.

O lugar é recomendado para os amantes de Trekking e para aqueles que adoram tomar um banho de cachoeira.

A principal atração local é o Santuário do Caraça, que está localizado a 100 Km de BH. A paz local e a energia que o Santuário emana, é a combinação perfeita para desligar-se do caos urbano.

 

LAVRAS NOVAS

A cidade guarda um pedacinho da história mineira juntamente com a tranquilidade do interior mineiro.

A cidade reserva inúmeros passeios para os amantes de trilhas e ecoturismo, além de possuir uma variedade gastronômica de deixar qualquer um com água na boca.

 

CATAS ALTAS

Pacata cidade do interior de Minas Gerais, Catas Altas possui apenas 5500 habitantes e é marcada por ser uma cidade muito apegada à religião.

A principal igreja local, Igreja da Matriz, símbolo do barroco e principal construção do conjunto arquitetônico, se tornou Patrimônio Preservado pelo IEPHA(Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais).

A cidade é ideal para quem gosta de fugir do caos urbano, e para quem gosta da boa culinária mineira.

 

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

Cidade considerada capital mineira do ecoturismo, Conceição do Mato Dentro reserva para os visitantes a Cachoeira do Tabuleiro, uma das cachoeiras mais belas do Brasil e a maior de Minas Gerais.

Em relação a mineração, a cidade possui um dos maiores planos de mineração do mundo, o Mineroduto Minas-Rio da empresa inglesa Anglo American.

 

IPOEMA

Assim como a maioria das cidades do interior, Ipoema é bem pequenina, possuindo apenas 2746 habitantes, o curioso nessa dado é o equilíbrio entre o número de mulheres e homens da cidade, 1374 homens e 1372 mulheres.

A cidade é procurada por suas belezas naturais como cachoeiras, mas também é destacada graças ao Museu do Tropeiro(condutores de tropa).

 

CONGONHAS

Mais uma cidade que possui uma rica história relacionada às terras mineiras, a cidade de Congonhas é uma mistura de arte com a religião, possuindo inúmeras igrejas e obras do Aleijadinho.

Em 1985, o conjunto de seis capelas que a cidade possui foi tombada pela UNESCO e transformado em patrimônio cultural da humanidade.

Para preservar e ampliar ainda mais o sítio histórico de Congonhas, em 2015 foi inaugurado o Museu de Congonhas em parceria da prefeitura, a UNESCO e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan).

Com isso, Congonhas se torna ideal para turistas que querem conhecer um pouco mais sobre a arte barroca e um pouco da história de Minas Gerais.

 

SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA

Cidade tranquila e aconchegante, com ótimas opções de hospedagem. Bem pertinho da Serra da Canastra, dos Cânions de Furnas e de Capitólio.

São João Batista do Glória é muito atrativo para os amantes de cachoeiras e águas cristalinas. Cachoeiras e poços para banho não faltam nesse paraíso.

 

MORRO REDONDO

Localizado no distrito de Ipoema, a 86 Km de Belo Horizonte, Morro Redondo é o destino ideal para quem gosta de uma proximidade com a natureza e para quem gosta de horizontes belíssimos.

No topo do morro está a Capela do Senhor do Bonfim, o lugar é uma mistura das belezas naturais da região com religião.

 

BRUMAL

Brumal é uma pacata cidade mineira que também mistura tradições locais com religião, tendo como principal símbolo de fé a Igreja de Santo Amaro.

A cidade possui esse nome graças a abundância de serração(bruma) durante o inverno.

Todo primeiro domingo de julho, acontece a cavalgada de Brumal, uma confraternização tradicional desde a idade média e tem como significado mostrar a todos o confronto entre Mouros e Cristão para conquistar a Terra Santa.

 

SÃO JOÃO BATISTA DA CANASTRA

Para quem gosta de contemplar a rica história mineira juntamente de uma fauna e flora abundante, São João Batista da Canastra é o destino ideal.

O lugar foi usado como rota para os tropeiros durante a época da colonização do Brasil Central. São João Batista da Canastra possui inúmeras cachoeiras, as mais conhecidas são a Cachoeira do Jota e Cachoeira Lava Pés.

 

Agora que vocês já conhecem alguns destinos mineiros, que tal arrumar a mala e fazer um tour pela terra do pão de queijo?