Rapel é uma atividade em altura que envolve pouco preparo físico, mas muita coragem e disposição!
Algumas pessoas pensam que a prática só dá para ser feita em ambientes selvagens (como em cachoeiras ou a descida de uma rocha após uma escalada), o que não é verdade. Vamos listar lugares de prática de rapel urbano, mas antes vamos conhecer um pouco mais sobre essa técnica.
O que é Rapel?
A versão mais conhecida do início do rapel é de que foi inventado por espeleologistas franceses no início do século XX. Dizem que os estudiosos encontravam dificuldades para acessar algumas cavernas e então resolveram usar cordas para se deslocarem nas alturas.
Desde então o rapel se tornou uma técnica para transposição de obstáculos verticais praticada com o objetivo de chegar em um ponto.
Mesmo sendo praticado comumente pelos amantes de esportes radicais, o rapel não é considerado como um esporte. A prática é considerada uma técnica de deslocamento.
Por mais que seja uma atividade em altura, o rapel, tomadas algumas precauções, como a utilização de equipamentos de qualidade e o acompanhamento de pessoas com conhecimentos técnicos e experientes, é uma prática segura.
Agora vamos falar sobre os locais em que é possível praticar rapel urbano.
Torre Alta Vila
A primeira parada que faremos no nosso tour por alguns pontos para se praticar rapel em Belo Horizonte e região acontecerá na cidade de Nova Lima, mais precisamente na Torre Alta Vila.
A Torre presente no bairro Vila da Serra é quase um cartão postal da cidade de Nova Lima. O edifício possui nove andares e uma torre anexa.
No total, a construção possui 101 metros de altura e no topo possui uma estrutura toda feita de aço inoxidável que permite com que o visitante tenha uma vista panorâmica da cidade de BH e cidades vizinhas.
Acima deste mirante, há uma estrutura feita para práticas de bungee jump e rapel. O praticante desce pelo lado de fora da torre, apreciando a vista de BH.
Edifício JK
Agora vamos falar de um dos prédios mais icônicos de Belo Horizonte, o edifício JK. A construção, que existe desde 1970 e possui 100 metros de altura, chama a atenção dos mais corajosos que gostam de praticar rapel urbano.
O prédio de 36 andares, em que foi realizado o rapel, foi construído para tentar amenizar a crise de moradia que atingia a classe média. Atualmente o prédio abriga cerca de cinco mil pessoas das mais diversas classes.
O conjunto que conta com dois edifícios possui um moderno sistema de segurança que, juntamente com a brigada de incêndio, funciona 24 horas por dia. O edifício JK atrai estudantes, turistas e até mesmo aventureiros, como neste dia em que fizemos esse rapel!
Pontinha Belvedere
Vamos agora em direção a um dos bairros mais nobres de BH, o Belvedere. Nas proximidades do BH Shopping existe uma ponte que passa por cima de uma antiga linha de trem.
Neste local é comum uma movimentação de pessoas praticando rapel, especialmente aos finais de semana.
A pontinha proporciona à pratica de rapel tanto para os veteranos quanto para os iniciantes, por possuir uma altura mediana, de 15 metros.
Cachoeira Alta – Ipoema
Agora vamos finalizar o texto com um gostinho de um rapel na natureza, mais afastado dos centros urbanos, porém bem acessível para o público. Vamos falar sobre uma forma diferente para renovar as energias em uma cachoeira!
A Cachoeira Alta, localizada em Ipoema no município de Itabira, reserva para os visitantes paisagens maravilhosas e a possibilidade de realizar rapel na cachoeira de aproximadamente 100 metros de altura.
Mais informações em Bh Rapel – https://bhrapel.com.br/onde-praticar-rapel-em-bh/
Quero fazer rapel!
Você me indicam algum local ? Algum grupo?
Show, vontade de ter essa experiência em ipoema!
Meu sonho é fazer rapel! Postagem inspiradora, parabéns!
Para iniciantes pontinha do Belvedere eh a melhor que tá tendo!!!
Concordo.. a pontinha é uma escola. Da para treinar muito lá. Acredito que quase todos de que praticam rapel já foram lá !
Ola … Como conseguiram esse rapel no JK ?
Olá Gilney! Agradecemos o comentário e explicação. Foram realizadas as devidas correções na matéria! 🙂
Olá gostaria de saber como faço para descer de rapel em algum desses lugares?9
Oi Alex!
Em BH e região existem vários grupos de rapel, que você encontra facilmente em grupos no Facebook, por exemplo. Outra dica é ir pela manhã no final de semana até a Pontinha do Belvedere. Certamente haverão praticantes por lá e podem te ajudar! Claro, após o fim da pandemia 😉
Boas aventuras!
Vale lembrar da famosa P2 no Belvedere em BH tb.
Acho que são uns 40 metros.
Valeuu
Só uma correção com relação ao edificio JK. Na verdade é um conjunto de 2 grandes blocos, sendo o mais alto (de onde se tirou esta foto) com 36 andares e 120 metros de altura e o menor com 23 andares, mas mais largo que o primeiro. Não sei se é erro do jornalista ou de quem repassou as informações, mas sendo de qualquer forma mostra um desconhecimento ou uma falta de noção até mesmo de lógica visual.
Deve ser emocionante mas morro de medo de altura. Kkkk