Você provavelmente já ouviu falar de Capitólio, cidade localizada a 283 km. Capitólio é uma cidade pequena e o seu grande diferencial é a proximidade com o conhecido Mar de Minas, o Canyon de Furnas.

Por ser banhada pelo lago de Furnas, a cidade também é conhecida por Rainha dos Lagos.

Essa região conta com altos paredões de pedra que formam os Cânions do Lago de Furnas, piscinas naturais, cachoeiras e ali você ainda encontra diversas atrações.

Furnas é o paraíso dos cânions com uma beleza incrível. O acesso mais comum ao Canyon de Furnas é feito através de chalanas, lanchas ou escunas.

Um dos pontos mais famosos para fotos é o Mirante. O acesso é bem fácil e próximo, sendo indicado para qualquer idade.

O local, por ser um ponto turístico famoso, costuma ficar bem movimentado. Vá sem pressa e se prepare para esperar um pouquinho para chegar até a pedra em que as principais fotos são tiradas.

Já o passeio de lancha, é disponível ali mesmo no local, na margem da BR. Existem vários prestadores de serviços e os preços podem variar. A média de tempo do passeio é de 2h e 30min e o custo médio é de R$ 70,00*.

*Informações baseadas em janeiro de 2018

O tour que fizemos pelo Canyon de Furnas passamos pelos paredões de rocha e por duas cachoeiras de águas cristalinas. O nível do lago de furnas está extremamente baixo, o que influenciou bastante. Não foi possível chegar em alguns pontos famosos, por risco da embarcação bater ou agarrar. Ainda assim, para quem nunca foi, vale muito à pena conhecer.

(Sim, a água é verde esmeralda e cristalina!)

 

Dicas:

1. Use filtro solar! Não há sombras ao longo do passeio, seja para ir ao mirante, pelas trilhas ou passeios náuticos. No caso de lancha, nem todos os lugares são na sombra. Por isso, além do protetor fiquei todo o tempo com uma camisa dry de manga comprida com fator de proteção UV 50 FTP. (A dry que eu usei foi essa aqui, super confortável e protege mesmo!)

2. Hidrate-se! Ao longo do passeio de lancha há uma parada no meio e outra no final com restaurante. Nós levamos água e barras de cereal com a gente, pois não iríamos beber (álcool) e saímos após o almoço. No mirante há barracas vendendo água, água de coco e etc.


3. Leve câmera fotográfica! Estar no cânion é maravilhoso e cada vista é exuberante. Ficamos receosos de levar nossa câmera por ser um passeio náutico e optamos por usar nossos celulares que mantivemos dentro de um saco estanque (aqueles que não deixam entrar água). Mas é bem tranquilo de levar bolsas e mochilas caso prefira.

 4. Agende o seu passeio! Sugerimos que você ligue para agendar o seu passeio com antecedência ou se organize para esperar um pouco até a próxima embarcação com vaga sair. Fizemos o passeio durante a semana, e ainda assim estava bem cheio


(como a gente disse, mesmo durante a semana fica bem movimentado no verão)